Valério comanda dobradinha do Brasil na GP2

Com uma atuação perfeita, o brasileiro Alberto Valério, da equipe Piquet GP, venceu neste sábado a primeira etapa da rodada dupla da GP2 em Silverstone (Inglaterra). O Brasil fez sua segunda dobradinha na história da categoria, já que Lucas di Grassi, da Racing Engeneering, terminou na segunda colocação.

Curiosamente, a primeira vez em que dois brasileiros terminaram na frente foi justamente em uma das etapas de Silverstone, em 2008, com Bruno Senna e Di Grassi.

Valério largou na segunda posição e, com um ótimo rendimento de seu carro, ultrapassou o pole Romain Grosjean (Barwa Campos) na quinta volta para disparar na ponta. Três passagens depois, Di Grassi também passou o francês, que não tinha um carro instável. A dobradinha brasileira chegou a ser ameaçada pelo alemão Nico Hulkenberg (ART), que ganhou o segundo lugar na rodada de pit stops obrigatórios. Porém, aos poucos Di Grassi encostou no alemão e o ultrapassou a quatro voltas do fim.

Apesar dos problemas, Grosjean terminou em quinto e reassumiu a liderança do campeonato, com 37 pontos. Companheiro de equipe do francês e líder até então, Vitaly Petrov se envolveu em uma colisão após a largada e não conseguiu marcar pontos, ficando com 33. Com o terceiro lugar, Di Grassi chegou a 24 e passou a ocupar a terceira colocação na tabela. Já Valério subiu para sétimo na classificação, com 17 pontos.

Os carros voltarão à pista neste domingo para a segunda prova do fim de semana. Como manda o regulamento, os oito primeiros lugares no grid são decididos pela ordem invertida da chegada na prova de sábado e, com isso, Valério largará em oitavo, enquanto Di Grassi sairá em sétimo.

Comentários