Brasília empata série final da NBB com o Flamengo

O técnico Lula Ferreira não deixou o abatimento tomar conta do Brasília após a derrota de quinta-feira para o Flamengo por 81 a 74. Neste sábado, dois dias depois, a equipe da capital brasileira se recuperou na final do Novo Basquete Brasil (NBB) e venceu os rubro-negros em plena HSBC Arena, no Rio de Janeiro, pelo mesmo placar e empatou a série decisiva melhor-de-cinco.

Assim como aconteceu no Ginásio Nilson Nelson no feriado de quinta-feira, o Brasília liderou o placar durante os primeiros quartos de jogo. Mais atento desta vez, a equipe de Lula Ferreira quase oscilou, mas se recuperou a tempo de impedir a reação flamenguista no início do segundo tempo e manteve a dianteira no placar.

Os brasilienses, liderados por mais uma atuações seguras do armador Valtinho e do ala Alex, fecharam os dez minutos iniciais com frente de nove pontos, após a parcial de 28 a 19. Antes do intervalo, essa diferença subiu para 13 pontos, com 44 a 31 para os visitantes no Rio de Janeiro.

Depois de uma conversa com o técnico Paulo Chupeta, os representantes do clube carioca voltaram muito mais ligados para o terceiro quarto de jogo. A diferença que era de dois dígitos caiu para dois pontos em apenas 1min49, com 11 pontos seguidos do Flamengo e o placar chegando a 44 a 42.

No entanto, o azar e a imperfeição nos fundamentos por parte do ala Marcelinho minou a reação rubro-negra: eficiente nos chutes de três pontos, o veterano não acertou mais nenhuma bola de longe. O Brasília, desta forma, conseguiu acordar no jogo e pouco depois se colocou em condição confortável na partida, com 13 pontos seguidos.

Depois de chegar ao placar de 57 a 42, o time de Lula administrou bem a vitória até o final da partida. Apesar de o Fla reduzir a frente para 73 a 66 a 1min30 do estouro do cronômetro, o Brasília manteve a solidez na defesa e a rapidez no contra-ataque até fechar o jogo com 81 a 74 e empatou a disputa em 1 a 1.

Neste domingo, as duas equipes voltam a se enfrentar, tendo como palco novamente a HSBC Arena, no Rio de Janeiro. O jogo 3 da decisão do NBB tem início marcado para as 13 horas (de Brasília).

Comentários