Alheio a polêmicas, Belluzzo garante Arena para Copa

O Palmeiras enfrenta dificuldades para dar início às obras da futura Arena Palestra Itália. Mas o presidente alviverde, Luiz Gonzaga Belluzzo, garantiu que o remodelado estádio estará à disposição da Fifa e da CBF para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

"Temos confiança que daqui cinco meses as obras começarão. O projeto está sólido e de pé e o estádio ficará pronto em 2012. Para Copa de 2014, com folga. Ele está nas especificações da Fifa e nós estaremos à disposição da Fifa e da CBF se quiserem algo para o Mundial", disse Belluzzo, em entrevista ao Terra.

Para iniciar as obras, o Palmeiras enfrenta alguns problemas como, por exemplo, a crise financeira mundial e as delimitações de área permeável no clube. O projeto inicial passou por algumas adequações e edifícios terão de ser remanejados.

O Palmeiras e a WTorre, parceira do clube na Arena, conseguiram acordos com a prefeitura, mas o processo ainda passa por inúmeros trâmites de aprovação. "Foi dada a entrada do projeto na prefeitura. O processo ainda não andou porque aguarda a aprovação e tem entraves burocráticos. A previsão é que seja neste ano que as obras tenham início. A data específica eu não sei, mas seguramente em 2009 as obras irão começar", confirmou a assessoria da WTorre. No entanto, Belluzzo acredita que essa aprovação não será um impasse.

"A oposição tem uma visão pessimista sobre a Arena e nós temos uma opinião sólida. É um dos projetos mais importantes da história do clube. O Palmeiras vai mudar de patamar. Tivemos que enfrentar até mesmo nossa inexperiência porque não se tem legislação. Tem gente que acha que é fácil. Já conseguimos o alvará e podemos entregar o projeto em breve. Vamos montar uma solenidade, mas pode ficar certo que esse projeto vai ter uma aprovação rápida", afirmou.

O projeto prevê capacidade de 45 mil pessoas para jogos de futebol. Já para os eventos Fifa, o número de pessoas diminui para 42 mil, com 40 mil expectadores e 2 mil jornalistas. Outros eventos, como shows, poderão receber até 60 mil expectadores.

Outra novidade são os estacionamentos. Serão mais de 7 mil vagas cobertas entre o complexo e o entorno, exigido pela Fifa. Serão mais de 250 camarotes, quatro restaurantes (sendo um panorâmico para o campo) e lanchonetes.

O investimento aproximado é de cerca de R$ 300 milhões e o prazo da parceria é de 30 anos.

Nesta quarta-feira, o Terra publica a terceira parte da entrevista com o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo.

Comentários