Após acordo, FIA confirma 13 equipes em 2010

Depois de dois meses de disputa, a Federação Internacional de Fórmula 1 (FIA) e a Associação das Equipes da Fórmula 1 (Fota) chegaram a um acordo na manhã desta quarta-feira, durante reunião do Conselho Mundial da FIA realizada em Paris. Após o ajuste, a entidade confirmou 13 times na próxima temporada.

Desta forma, o grid da principal categoria do automobilismo contará com 26 carros em 2010. Com o acordo, os dez times que participam da edição deste ano foram mantidas. Das nove novas equipes que pleitearam inscrição, foram escolhidas a USF1, Manor e Campos.

Em função da profunda crise com a FIA, a Fota chegou a anunciar a criação de um campeonato paralelo. Na última terça-feira, o grupo das equipes divulgou o calendário da competição. Um dia depois, no entanto, os times chegaram a um acordo com a entidade que rege o automobilismo.

O britânico Max Mosley, presidente da FIA, deixou a reunião em Paris como derrotado. Ele recuou e concordou em manter o regulamento deste ano na próxima temporada. O teto orçamentário, principal motivo de insatisfação das equipes, foi abolido. Desta forma, a F1 sobrevive.

Comentários