Slater confirma presença

A torcida brasileira terá mais uma chance, que pode ser a última, de ver ao vivo o maior ídolo do esporte. Kelly Slater está confirmado no Hang Loose Santa Catarina Pro, que pode começar já neste sábado (27/6) na praia da Vila, pois as previsões são de grandes ondas para o final de semana em Imbituba.

O eneacampeão mundial foi escalado na quarta bateria da fase classificatória, que já tem uma primeira chamada marcada para às 7 horas do sábado na praia da Vila.

O norte-americano abre a apresentação das principais estrelas do ASP World Tour 2009 no campeonato que já registra um recorde histórico de participação estrangeira no Brasil, com 41 surfistas confirmados de outros nove países.

Jihad Khodr encara adversários experientes no primeiro round. Foto: Aleko Stergiou.O único bicampeão da etapa brasileira em Santa Catarina, Mick Fanning, entra depois da estréia de Slater. Na sequência, vem o defensor do título em Imbituba, Bede Durbidge, na sétima bateria tem Adriano de Souza, depois o líder Joel Parkinson, o vice Taj Burrow e CJ Hobgood, todos fortes candidatos ao título.

Apenas cinco surfistas podem tirar Joel Parkinson da ponta do ranking pela primeira vez no ano no Hang Loose Santa Catarina Pro. Com as duas vitórias em casa, o australiano abriu boa vantagem neste início de temporada, mas a etapa brasileira é só a quarta das dez programadas para este ano.

Vários podem entrar na briga com um bom resultado, mas os únicos com chances matemáticas de assumir a dianteira na corrida do título mundial no Brasil são Taj Burrow, Mick Fanning, o americano CJ Hobgood, o brasileiro Adriano de Souza e o sul-africano Jordy Smith.

Formato Antigo Os 48 competidores são divididos em 16 baterias na rodada de apresentação. Os vencedores avançam direto para a terceira fase e a segunda fica formada pelos perdedores.

Eles têm nova chance de classificação na repescagem já em duelos homem-a-homem, sistema de disputa que prossegue até a grande final. Jordy Smith vai inaugurar o Hang Loose Santa Catarina Pro 2009, junto com o também sul-africano Greg Emslie e o francês Tim Boal.

Já o primeiro brasileiro a se apresentar em Imbituba esse ano é o paranaense Jihad Khodr, contra dois dos surfistas mais experientes da elite, o australiano Phillip MacDonald e o californiano Bobby Martinez, que vem embalado de um bicampeonato nos tubos de Teahupoo, no Tahiti.

Jihad entra na terceira bateria e depois só na sétima o Brasil volta ao mar com Adriano de Souza começando a defender sua quinta posição no ranking. Pode pegar outro brasileiro, um dos convidados do Hang Loose Santa Catarina Pro, com o havaiano Kekoa Bacalso sendo o adversário já escalado.

Joel Parkinson, Taj Burrow e C. J. Hobgood também ainda aguardam a definição do último participante para conhecer o terceiro componente das suas baterias.

Apenas três dos top-45 do ASP Tour 2009 estão contundidos e não poderão competir em Imbituba. Jay Thompson já vem substituindo Luke Stedman desde o início da temporada, o americano Ben Bourgeois entra na vaga de outro australiano, Adrian Buchan, faltando saber só quem fica com a de Gabe Kling.

Neco Padaratz O também norte-americano Patrick Gudauskas, pela regras da ASP, foi o primeiro da lista a ser chamado, mas declinou do convite porque já está na África do Sul para disputar uma etapa do WQS.

A vaga então foi repassada para o australiano Yadin Nicol, que está sendo contatado. Caso também não responda positivamente até quarta-feira, o catarinense Neco Padaratz pode entrar, conforme adiantou o Tour Manager da ASP, Renato Hickel

Neco fazia parte do ASP World Tour no ano passado, mas sofreu uma contusão e decidiu parar para buscar uma plena recuperação das dores crônicas nas costas e só voltar a competir com 100% da forma física. Ele disputou uma etapa do WQS em Trestles, na Califórnia, onde estava morando e fazendo um tratamento intensivo de preparação.

nova marcação: Surf

Comentários