"Quem é George Bush?", pergunta técnico da seleção iraquiana

Técnico da seleção iraquiana, o sérvio Velibor "Bora" Milutinovic foi surpreendido nesta terça-feira durante a entrevista sobre o duelo de amanhã contra a Espanha, no Estádio Free State, em Bloemfontein, pela segunda rodada da Copa das Confederações.

Em meio às perguntas sobre futebol, um repórter emendou rapidamente. "O que você pensa sobre George Bush?". Bora olhou para os lados, fez cara de perdido, e devolveu. "Quem é George Bush?", disse o treinador, arrancando risos de alguns presentes na sala.

Quando avisado de que a questão era sobre o ex-presidente norte-americano, Bora quis saber a nacionalidade do jornalista. Era um espanhol. "Só penso no esporte", disse o sérvio, dando de ombros e entortando a boca.

Para escapar ainda mais da saia-justa sobre política, Bora disse que a Espanha, país do jornalista que o surpreendeu com a pergunta, é boa em muitos esportes. E fez menção ao recente título conquistado pelo Los Angeles Lakers na NBA - liga profissional americana de basquete.

"Estou muito feliz com a conquista dos Lakers. Sou torcedor deles. Inclusive lá está o (Pau) Gasol, jogador espanhol", contou Bora, que já foi comandante da seleção americana de futebol, na Copa do Mundo de 1994 - organizada pelos EUA. O treinador já participou de outros quatro Mundiais - com o México em 1986, com a Costa Rica em 1990, com a Nigéria em 1998 e, por fim, com a China em 2002.

Foi George W. Bush, antecessor de Barack Obama na presidência dos Estados Unidos, quem ordenou a invasão ao Iraque em 2003. A ação culminou com a morte do ex-ditador local Saddam Hussein em 2006. A ocupação militar americana permanece no até hoje país, que vive situação caótica.

A seleção iraquiana, inclusive, tem que treinar no exterior, já que não há segurança no país. A classificação para a Copa das Confederações foi conquistada com o título asiático de 2007, quando os iraquianos foram a "zebra" sob o comando do brasileiro Jorvan Vieira.

Retranca

Após o empate na estréia com a seleção sul-africana, o treinador ouviu muitas críticas sobre a postura do time dentro de campo. Com uma formação muito defensiva, o Iraque comemorou o 0 a 0 como uma vitória. Para o jogo de amanhã, contra a Espanha, não deve ser diferente.

"Você tem que saber quem você é e contra quem você está jogando", avisou Bora, que está mais preocupado inclusive com o jogo da terceira rodada. "Acho que podemos nos classificar com quatro pontos e já conseguimos um. O próximo jogo contra a Nova Zelândia será mais importante, já temos mais chances", disse.

O Iraque realizou o último treino antes da segunda rodada no Estádio Seisa Ramabodo, o mesmo utilizado pela Seleção Brasileira durante a passagem por Bloemfontein. A mídia só pode acompanhar a atividade física. Depois, o treino tático foi sob segredo.

Comentários