R. Gomes avisa que ninguém ganhará posição em entrevistas

Ricardo Gomes chegou ao São Paulo falando grosso nesta quarta-feira. Logo em sua apresentação no atual tricampeão brasileiro, o substituto de Muricy Ramalho mandou recado aos jogadores que possam estar insatisfeitos com o banco de reservas, casos recentes de Washington e Borges. "Jogador ganha posição no campo, não dando entrevista. Posso prometer honestidade a eles", disse.

"Com o passado do São Paulo, é difícil qualquer jogador ser mais importante que o clube. Aqui não pode ter vaidade e o dia a dia é que vai me dar respostas sobre o que precisa o elenco. Vou conversar com os jogadores, porque o comportamento precisa ser exemplar. Os jogadores podem ter cara amarrada, mas precisam trabalhar muito", completou.

Durante o primeiro semestre deste ano, o atacantes são-paulinos reclamaram com frequência do rodízio na posição. Dagoberto e Borges demonstraram publicamente a insatisfação com substituições e presenças no banco de reservas. Washington chegou a dar chilique ao ser substituído e André Lima chutou a bandeirinha de escanteio ao ser preterido por Muricy.

Diante de um ambiente quente e uma posição ruim no Campeonato Brasileiro (16ª posição), o novo treinador quer rapidamente subir de posições na Série A.

"Pela história do Muricy, é normal a torcida reconhecê-lo, ele fez por merecer isso. São raros os que conseguem esse apoio e ele ficou para a história. Não penso em me afirmar, penso no São Paulo, que é tricampeão e está mal no Brasileiro. Penso em melhorar o clube e colocar em condições de brigar por Libertadores já no fim do primeiro turno", explicou Ricardo Gomes, que admite pedir ajuda para seu antecessor.

Com relação a Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, atualmente o vice de futebol, Ricardo negou qualquer problema. "Já conversamos horas e horas no telefone. Passei metade do tempo fora do País, então é normal terem essas dúvidas. Mas vai depender de como o time vai jogar e dos resultados", explicou o novo treinador. Nos últimos dias, foi especulado que o dirigente teria classificado o contratado como uma incógnita.

O futuro no São Paulo

Rogério Ceni, ausente dos jogos do São Paulo por uma lesão, também está nos planos do novo treinador, que disse contar os dias para ter o goleiro de volta à equipe. "É uma pena, porque ele é um líder e continua exercendo isso no vestiário. Ele faz a diferença no clube", elogiou Ricardo. Para o treinador, faltou confiança ao time contra o Corinthians, no último domingo. Ainda assim, ele aguarda para pensar no time ideal.

"A escolha do 3-5-2 foi feita porque o ponto forte do elenco eram os zagueiros. Se desenvolveu um sistema porque utilizava isso. Vou fazer minha análise do elenco, tenho uma ideia do que fazer, mas ainda não tenho o dia a dia", explicou o treinador, que pretende também se valer da experiência de Mílton Cruz e Carlinhos Neves, membros fixos da comissão técnica.

O lançamento de jogadores jovens, uma cobrança que era constantemente feita a Muricy Ramalho, também é um objetivo do novo treinador, que pede tempo para isso. "Faz parte da história do São Paulo e já notei bons jogadores que vão nos ajudar. Mas preciso de tempo para isso", disse Ricardo, que citou as experiências como a Seleção Olímpica e o Monaco."Na França, fui obrigado a montar um time com 70% de jogadores da casa".

Comentários