No adeus a Dorival e à Série B, Vasco perde e Ipatinga se salva

A despedida do técnico Dorival Júnior de sua vitoriosa passagem pelo Vasco não foi da maneira que o torcedor esperava. No fechamento da campanha do título da Série B e que marcou o retorno do clube à elite do Campeonato Brasileiro, o time carioca encerrou o ano com uma derrota por 2 a 0 para o Ipatinga, que comemorou a permanência na segunda divisão nacional e pôde festejar ao lado de seus torcedores no Estádio Ipatingão, em Minas Gerais, na tarde deste sábado.

Sem acordo financeiro para permanecer no comando em 2010, Dorival anunciou seu desligamento do clube nesta sexta-feira, um dia antes da despedida oficial. Na mira do Grêmio, o treinador só não esperava dar adeus com um resultado negativo, apenas o sexto em 38 jogos. Assim, o campeão fecha a Série B com 76 pontos e especula as chegadas de Ney Franco (Coritiba), Silas (ex-Avaí), Tite (ex-Internacional) e PC Gusmão (Ceará).

Já do outro lado da tabela, o Ipatinga pôde respirar aliviado após quase sete meses de angústia. Agora com 48 pontos, graças aos gols de Amilton e Thiago Matias, a equipe mineira se segura na segunda divisão na última rodada. Antes, era ameaçada apenas pelo Juventude, que teve a queda confirmada com a derrota por 2 a 1 para o Guarani, também neste sábado. Assim, fecha o grupo dos rebaixados à terceira divisão com Fortaleza, Campinense e o lanterna ABC.

Apesar da necessidade do Ipatinga de fazer a sua parte para não depender das forças do Guarani, que assim como o Vasco também festejava o acesso e a despedida da Série B, os gols salvadores só saíram no segundo tempo, graças à velocidade de Amilton e as falhas da defesa do time cruzmaltino, que optou por uma formação mista entre titulares e reservas.

Aos 12min, o atacante que substitui Márcio Diogo no primeiro minuto após o reinício aproveitou bobeira de Rafael Morisco na saída de bola, invadiu a área pelo lado direito e bateu forte para estufar as redes pela primeira vez na tarde. Já aos 24min, o mesmo Amílton foi deslocado por Magno e teve a reclamação atendida com a marcação de pênalti, bastante contestado pelos vascaínos. Na cobrança, Thiago Matias bateu no meio do gol, mas mesmo assim venceu Tiago e encerrou a angústia da torcida mineira.

FICHA TÉCNICA

Ipatinga 2 x 0 Vasco

Gols
Ipatinga: Amilton, aos 13min, e Thiago Matias aos 26min do 2º tempo

Ponto Forte do Ipatinga
- Crescimento no segundo tempo e aproveitamento das poucas chances criadas

Ponto Forte do Vasco
- Elton, que mostrou boa movimentação e levou perigo à defesa mineira

Ponto Fraco do Ipatinga
- Início nervoso de partida, sendo dominado pelos vascaínos

Ponto Fraco do Vasco
- Falta de criatividade de seus armadores e poucas oportunidades de gol

Personagem do jogo
Amilton, que entrou no início do segundo tempo, marcou o seu gol e sofreu um pênalti em seguida

Esquema Tático do Ipatinga
3-5-2
João Carlos; Alessandro Lopes, Max e Thiago Matias; Alex Silva, Fernando Miguel (Luciano Sorriso), Max Carrasco, Reina (Evandro) e Marinho Donizete; Márcio Diogo (Amilton) e Diego Silva; técnico: Flávio Lopes

Esquema Tático do Vasco
4-4-2
Tiago; Fagner, Dedé, Morisco e Pará; Nilton, Mateus (Magno), Fumagalli (Jeferson) e Alex Teixeira; Adriano (Robinho) e Élton; técnico: Dorival Júnior

Cartões Amarelos
Ipatinga: Max e Fernando Miguel
Vasco: Dedé, Mateus e Élton

Árbitro
Rodrigo Martins Cintra (SP)

Local
Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)

Comentários