Organizadores da Copa içam bandeiras dos 32 classificados

A organização da Copa do Mundo da África do Sul de 2010 içou nesta quinta-feira, em Johanesburgo, as bandeiras dos 32 países que participarão da competição, após a classificação na quarta-feira dos seis últimos países.

O presidente do Comitê Organizador, Irvin Khoza, disse aos presentes no ato que "o sonho africano está se tornando realidade", com a realização no próximo ano do primeiro Mundial de futebol neste continente, mas "ainda resta muito trabalho para que (o torneio) tenha êxito e seja tranquilo".

O presidente da federação de futebol sul-africana, Kirsten Nemantandani, manifestou a "emoção" dos cidadãos do país, "pois os olhos do mundo já estão voltados para a África do Sul" e agradeceu o trabalho dos "milhares e milhares de trabalhadores que tornarão isso possível".

Nemantandani enviou uma mensagem de boas-vindas aos 32 países classificados em nome de Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, sobre quem lembrou que "trabalhou muito duro" para que o Mundial acontecesse neste país e neste continente.

O ministro de Cooperação e Assuntos Tradicionais sul-africano, Sicelo Shiceka, disse que todos os torcedores que viajarem à África do Sul para a Copa do Mundo "estarão protegidos", em um país com índices muito altos de criminalidade, pois a segurança será reforçada para receber os visitantes com "calor e carinho".

Depois, o diretor-executivo do Comitê Organizador, Danny Jordaan, cumprimentou todos os embaixadores e delegados dos 32 países que participarão da Copa, cada um deles acompanhado por uma criança com a camisa de sua seleção, e os representantes diplomáticos içaram as bandeiras de seus países.

O ato aconteceu em uma esplanada em frente ao novo estádio de Soccer City, entre Johanesburgo e Soweto, que será o centro da Copa do Mundo da África do Sul e onde ocorrerão, entre outros, o jogo de abertura (11 de junho) e a final (11 de julho).

Após a classificação de Grécia, Eslovênia, Portugal, França, Uruguai e Argélia, as últimas seleções a conquistarem uma vaga para a Copa, os países que participarão do Mundial são os seguintes:

- África: África do Sul (anfitriã), Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Camarões e Argélia.
- Ásia: Austrália, Japão, Coreia do Norte e Coreia do Sul.
- Concacaf: Estados Unidos, México e Honduras.
- América do Sul: BRASIL, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
- Europa: Alemanha, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Inglaterra, Itália, Holanda, Sérvia, Suíça, Eslovênia, França, Portugal e Grécia.
- Oceania: Nova Zelândia.

Comentários