Vencedor da Copa dos Campeões, Brasil ganha tudo em 2009

Nesta segunda-feira, a Seleção brasileira masculina de vôlei poderia até perder e ainda assim garantir o título da Copa dos Campeões. Entretanto, a equipe fez questão de manter-se como a única invicta na competição, depois da vitória por 3 sets a 0, com parciais de 25/12, 26/24 e 25/22, sobre o Japão.

Com quatro vitórias nas rodadas passadas da Copa dos Campeões, o Brasil chegou à última rodada com uma grande vantagem sobre os concorrentes. Depois que Cuba aplicou 25/14, 25/22, 15/25 e 25/12 sobre o Irã, o plantel também chegou ao quarto êxito, porém levava a pior no primeiro critério de desempate - tinha 1,129 no point average, contra 1,192 do Brasil.

Essa classificação fazia com que somente uma derrota fácil para o Japão pudesse mudar a história do torneio. A chance de isso acontecer era quase nula e o Brasil já dava vistas que não aconteceria, já que no primeiro set os donos da casa foram derrotados por impiedosos 25/12. No set seguinte, eles até reagiram e, por causa de três grandes saques (incluindo um ace) de Yusuke Ishijima, salvaram um triplo set point, mas falharam na sequência.

No terceiro set, o domínio brasileiro voltou a ser evidente, e na segunda parada técnica a marcador já era de 16 a 11. Embora essa vantagem tenha chegado a diminuir, os japoneses não foram capazes de construir uma virada e acabaram derrotados.

Com o resultado, o time garante a conquista de todos os eventos disputados em 2009, após a Liga Mundial e o Campeonato Sul-Americano. Na Copa dos Campeões, os comandados por Bernardinho já somam três títulos.

Comentários