Espanha toma primeiro lugar do Brasil no ranking da Fifa

O ano quase perfeito da seleção brasileira, em 2009, com a conquista da Copa das Confederações e classificação antecipada e em primeiro lugar nas eliminatórias da América do Sul, não foi suficiente para manter a equipe de Dunga na ponta do ranking da Fifa. A Espanha superou o Brasil na lista, divulgada nesta sexta-feira.

Segundo o site da Fifa, o encerramento das eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul provocou mudanças no ranking. A Espanha, campeã européia, mas que decepcionou da Copa das Confederações, em julho, classificou-se para o Mundial do ano que vem com 100% de aproveitamento. Ainda de acordo com a Fifa, as seleções que mais souberam aproveitar a pontuação dos jogos decisivos das eliminatórias foram Portugal e França. Ambas se classifcaram na repescagem, neste meio de semana. Os portugueses subiram cinco posições e estão em quinto lugar. Os franceses, que ganharam a vaga para a Copa com gol irregular sobre a Irlanda, após jogada com a mão do atacante Henry, subiram duas posições, para o sétimo lugar. Por outro lado, Argentina e Inglaterra, classificadas desde outubro, foram os países que mais caíram no ranking. Argentinos (agora em oitavo) em ingleses (déscimo nono) perderam duas posições.

Em terceiro lugar e quartos aparecem, respectivamente, Holanda e a campeã do mundo Itália. A Alemanha está em sexto. O próximo ranking da Fifa será em 16 de dezembro.

Comentários