Phelps garante: derrotas recentes o "acenderam" para 2010

A viagem de Michael Phelps à Europa para participar de duas etapas da Copa do Mundo de natação em piscina curta renderam "provas horrorosas e muito lentas" para ele, conforme sua própria avaliação. Porém, o nadador garante que as derrotas também o "acenderam" visando 2010, quando treinará duro novamente.

Antes mesmo de ir a Moscou e Estocolmo há duas semanas, Phelps já havia adiantado que não estava em boa forma e assim não esperava grandes resultados - na verdade, ele não utilizou, ao contrário da concorrência, os supermaiôs que serão banidos a partir do ano que vem, já treinando com o equipamento antigo que voltará obrigatoriamente a ser utilizado.

Mesmo assim, o americano admite nunca ser bom perder, ainda mais para um homem que soma 14 medalhas de ouro olímpicas. "Foram provas horrorosas e muito lentas", avaliou ele, que na Copa do Mundo faturou somente uma prata, nos 200 metros medley, e um bronze, nos 100 m da mesma modalidade. O atleta não foi nem sequer finalista em provas de 200 m livre e 100 m borboleta, nas quais é especialista.

De volta aos Estados Unidos, Phelps disse que teve pela primeira vez em muito tempo uma semana verdadeira de treinos, já que as derrotas na Europa o motivaram na busca por retomar o brilho. "Eu sabia que não estava preparado e estou bem com isso. De certa forma até fiquei feliz, pois isso acende um pouco mais o fogo. É alto que vai me empolgar ainda mais".

Antes de encerrar a temporada, ele compete ainda em uma prova entre 18 e 19 de dezembro em Manchester. Depois, iniciará a preparação para os campeonatos mais importantes do próximo ano - a seletiva americana para o Mundial de 2011 e o Pan-Pacífico, ambos marcados para agosto.

"Os grandes eventos não acontecem em outubro ou novembro", ressaltou Phelps, que já sai na frente dos rivais em termos de adaptação com os maiôs antigos. "Será diferente nadar com eles. Provavelmente terei de treinar de uma forma diferente porque você tem de estar em uma forma melhor para utilizá-los".

Comentários