Bellucci desiste de jogo contra croata, e Brasil é rebaixado na Davis

O Brasil foi rebaixado na Copa Davis e terá de disputar o Zonal Americano em 2016. Em duelo no qual era favorito, o país foi superado pela Croácia por 3 a 1 na repescagem do Grupo Mundial, em Florianópolis.

Em partida de vida ou morte para o Brasil, Thomaz Bellucci (30º do mundo) desistiu de jogo contra Borna Coric (33º). Ele perdia por por 2 sets a 1 (6-2, 4-6, 7-6 [7-4]). Quando era derrotado por 4-0 na última parcial, Bellucci resolveu abandonar a quadra após 3h11.

"Eu lutei até onde foi possível. Não tinha mais sentido seguir no jogo sendo que não conseguia ser competitivo. Para ganhar de um jogador 30 do mundo, você tem de estar 100%. Mas agora não tem o que ficar lamentando", disse Bellucci.

"A partir do terceiro set, voltei a ter dor nas costas. Não queria chamar o fisioterapeuta para não mostrar fraqueza para meu adversário. Estava difícil jogar, estava tentando levar da melhor maneira possível. Fico triste de não poder ganhar este jogo", completou.

O resultado garantiu a Croácia na elite em 2016. O país europeu não contou no confronto com Marin Cilic, campeão do Aberto dos EUA em 2014. Ele tem uma lesão no tornozelo.

O adversário do Brasil no Zonal Americano de 2016 ainda é indefinido. O sorteio ocorrerá apenas na quarta-feira. Se vencer o duelo jogará a repescagem em busca de vaga na elite apenas em 2017.

Antes de perder para a Croácia, o Brasil havia perdido para a Argentina, em fevereiro, na primeira rodada do Grupo Mundial.

O último revés do Brasil em casa na Copa Davis havia sido em 2009 para o Equador na repescagem do Grupo Mundial.

Brasileiro erra em excesso

O primeiro set foi um festival de erros de Bellucci. De direita e de esquerda, o brasileiro tinha enormes dificuldades para incomodar o adversário e forçá-lo a fazer seu jogo. E o resultado disso ficou nítido no placar. Em somente 35 minutos, Coric fez 6 a 2. Dos 30 pontos ganhos pelo croata na parcial, 21 vieram de graça. Foram dias quebras de saque no total.

Mais consistência e Coric irritado

No segundo set, Bellucci passou a errar menos e aumentou sua agressividade, pressionando o adversário em diversas oportunidades. A tática deu resultado no oitavo game. Em um dos poucos momentos que oscilou no jogo, Coric passou a errar mais e permitiu a primeira quebra do brasileiro. Durante o game, o croata se irritou com a qualidade do saibro no fundo da quadra, discutiu com o juiz e foi vaiado pela torcida.

Melhor no jogo neste momento, Bellucci se aproveitou para fechar o set um pouco depois em 6-4.

Torcida entra no jogo e provoca Coric. Mas croata leva a melhor

Durante um dos pontos, Coric gritou "aiá" cada vez que batia na bola. Foi o que a torcida precisava para começar a provocar o croata e lançar o grito "Aiá, vamos quebrar!". Coric, que vinha calmo até então, passou a sentir a pressão e errar mais. E no sétimo game teve seu serviço quebrado.

Parecia que Bellucci iria deslanchar de vez no jogo com 4-3 a seu favor. Mas só parecia, porque na sequência o brasileiro foi quebrado com direito a uma dupla falta.

A parcial teve de ser decidida no tie-break. E Coric foi melhor em um momento em que a partida ficou bastante tensa. Mais agressivo e sem errar, o croata fez 7-4. Foi uma ducha de água fria.

Sem reação no quarto set

O revés no terceiro set minou Bellucci. Logo no primeiro game do quarto set, ele foi quebrado. Na sequência, pediu atendimento médico pois estava com dores nas costas. O problema físico o atrapalhou, até o momento em que ele resolveu abandonar o jogo.

Resultados

Sexta-feira
Thomaz Bellucci  3 x 1 Mate Delic - 6-1, 6-4, 3-6 e 6-4

Sábado
João Souza 0 x 3 Borna Coric - 4-6, 6-7 (5-7) e 1-6
Bruno Soares/Marcelo Melo 1 x 3 Ivan Dodig/Franko Skugor - 0-6, 6-3, 6-7 [2-7] e 6-7 [3-7]

Domingo
Thomaz Bellucci 1 x 2 Borna Coric (6-2, 4-6, 7-6 [7-4], 4-0 e abandono)

UOL Esporte

Comentários