Parceria com agência permitirá que atletas juvenis treinem nos Estados Unidos

(Foto: Divulgação)



















O Projeto Atletismo e Cidadania, apoiado pela AAARP (Associação dos Amigos do Atletismo de Ribeirão Preto) e pela SME (Secretaria Municipal de Esportes), em parceria com a empresa norte-americana AES Sports Agency, dará início a um programa que proporcionará a atletas juvenis locais a oportunidade de treinarem nos Estados Unidos e impulsionarem suas carreiras esportivas. A ação será voltada para integrantes do projeto com idade a partir dos 16 anos.

Segundo Sidnei Avelino dos Santos, presidente da associação, uma das vertentes da iniciativa é a descoberta de atletas com talento para o alto rendimento. “Estamos bastante otimistas com essa parceria, pois ela atende ao nosso principal objetivo, que é ampliar os horizontes dos jovens do projeto, dando a eles a oportunidade de seguirem seus sonhos de se tornarem campeões tanto na vida como no esporte”, afirma.
 
Após a seleção de atletas, o programa será dividido em duas fases: a primeira será com o processo de formação educacional do jovem na língua inglesa e sua capacitação física, ainda em Ribeirão Preto; depois, ele será encaminhado para San Diego, nos Estados Unidos, para dar continuidade aos treinamentos, com foco na disciplina, alto desempenho e em campeonatos internacionais.

Em território norte-americano, os atletas também terão de se inscrever em uma Universidade ou High School, que refere-se ao Ensino Médio brasileiro. “Lá o esporte está extremamente ligado à educação. Estudar e praticar exercícios é uma rotina comum e incentivada por faculdades, que dão bolsas para os jovens participarem de competições acadêmicas”, ressalta Edno de Souza, representante da agência americana no Brasil.

Ainda segundo Souza, a associação e a AES estão buscando leis brasileiras de incentivo ao esporte nos âmbitos municipal, estadual e federal. “Também procuramos parceiros que possam colaborar para a concretização dessa estrutura, pois os atletas necessitarão de recursos financeiros para se manterem no exterior”, conclui.
           
Primeiros resultados
 
O atleta João Vitor de Oliveira, agora integrante da equipe do Projeto Atletismo e Cidadania, é o primeiro fruto da parceria com a AES Sports Agency, concretizada na metade deste ano. A empresa é especializada em prestação de serviços na área de administração de carreiras de esportistas e treinamento de capacitação para alto desempenho. Atualmente, Oliveira, que é natural de Marília (SP), treina em San Diego com Zequinha Barbosa, ex-atleta olímpico e medalhista em campeonatos mundiais.

Especialista na prova dos 100m com barreiras, Oliveira alcançou o 1º lugar no ranking brasileiro de atletismo adulto após atingir a 18ª colocação geral no Campeonato Mundial de Atletismo, realizado na China, em agosto de 2015. Em julho, o atleta conquistou a Medalha de Bronze no Meeting da República Tcheca, atingindo o índice olímpico e podendo disputar uma vaga para representar o Brasil nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Um mês antes ele defendeu o país no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Adulto, em Lima, no Peru, conquistando o 1º lugar na mesma prova.

Antes de ser aceito por Santos no Atletismo e Cidadania, João Vitor de Oliveira foi recusado por cinco grandes clubes brasileiros. “Ele tem olho e coração para essas coisas. Viu a possibilidade, primeiro, de ajudar um atleta que precisava de um clube para se filiar e, consequentemente, competir no Brasil, e, depois, de seu projeto ganhar com isso. É um visionário”, disse Zequinha Barbosa.


Com informações da Milagre do Verbo

Comentários