Para diminuir problemas após shows, Allianz trocará grama no fim do ano

A fim de diminuir os problemas após shows no Allianz Parque, a organização do estádio revelou nesta terça-feira que haverá uma troca de gramado no fim do ano. A intenção é agora ter um campo que possa ser mais facilmente trocado em partes específicas, caso seja danificado após apresentações na arena.

"No fim do ano vamos fazer uma troca total do gramado. Vamos fazer numa base que seja mais facilmente trocada, se necessário. Quando tivermos um show, se precisar, porque danificou, trocar a grama e dois dias depois jogar me cima dela", disse Alexandre Costa, gerente geral do Allianz Parque.

"Essa troca da grama total vai ter mês e meio de estabilização. Ou seja, até o início do Campeonato Paulista a gente vai preservar 100% o gramado, não vai usar o gramado para ele estabilizar e para ficar a grama pronta. Depois disso, a ideia é ter uma grama e uma tecnologia de troca que se precisar trocar 500 m² do gramado, conseguimos fazer. A gente faz um show, amanhã troca o gramado e depois de amanhã pode jogar, é o que se faz na Europa", acrescentou.

No dia 19, a casa do Palmeiras recebeu o show de Rod Stewart, e ainda restam marcas no gramado, embora o nivelamento seja considerado bom. Os grandes eventos costumam fazer isto no campo do Allianz Parque, que já chegou a ser pintado no fim do ano passado e durante o Paulista para maquiar falhas.

Em junho, já houve uma mudança, da grama de verão para a grama de inverno. A fase de adaptação casou com uma sequência de jogos do Verdão e até da Seleção Brasileira, e o campo ficou em condições ruins, para críticas da equipe nacional e do próprio Verdão. Agora, a organização vê os problemas minimizados após quase três meses, e a grama estabilizada, tanto que não será mudado o tipo do grama.

"A preocupação do Palmeiras é legítima, mas após o show do Rod Stewart, dia 19, fizemos uma vistoria no dia 21 e vimos que o dano na grama não era grande, e tinha todas as condições para o jogo do dia 30. A partir do momento que sabíamos que ia ter o jogo no dia 30, fizemos de tudo para recuperar o gramado para o jogo, e fizemos isto", acrescentou.

Até o fim do ano, haverá outros cinco shows: Muse e Ariana Grande, em outubro (por conta disto o Verdão pega o Sport no Pacaembu), além de duas apresentações do cantor David Gilmore, e o festival da rádio Mix. Após isto, será feita a troca da grama, e o estádio não terá eventos até fevereiro, quando o Palmeiras estreia no Campeonato Paulista.

Para quarta, 80% das condições

Um dia antes do jogo contra o Internacional, que vale uma vaga na semifinal da Copa do Brasil, a organização do estádio considera que o campo está com "80% de suas condições" para o confronto. Apesar das marcas por conta do palco de Rod Stewart, Alexandre Costa diz que isto não influirá no decorrer da partida.

"Diria que está 80%, porque na parte que não teve show, o gramado está ótimo. No local do palco, tem a marca, mas a nível de condição de jogo, nivelamento, existe uma diferença de coloração apenas, mas tem totais condições de jogo", encerrou.

UOL Esporte

Comentários