Beneficiado por queda de Lorenzo, Márquez vence e apimenta briga por título

(Foto: Getty Images)
















Um misto de estratégia e sorte levou o espanhol Marc Márquez ao lugar mais alto do pódio do MotoGP de San Marino. Sob uma garoa inconstante, os pilotos foram obrigados a parar duas vezes nos boxes para trocar de moto, situação que os fãs da moto velocidade não testemunhavam havia 67 anos. O jovem da Honda escolheu a hora certa de fazer a segunda parada, ao passo que a dupla da Yamaha insistiu nos pneus de chuva, e ainda contou com uma queda do pole Jorge Lorenzo para faturar a inédita conquista no traçado italiano, com marca de 48min23s819. Foi o quatro triunfo do bicampeão em 2015.

A dobradinha dos britânicos Bradley Smith e Scott Redding completou o pódio. O piloto da Monster Yamaha Tech3 foi 7s288 mais lento que Márquez, enquanto o atleta da Marc VDS levou 18s793 a mais para cruzar a linha de chegada. O francês Loris Baz, da Foward Racing, surpreendeu e terminou em quarto.

Apoiado pela torcida, o líder Valentino Rossi decepcionou. Ignorou a ordem da Yamaha para ir aos boxes e mudar os compostos para a pista seca, disparando na ponta. A oito voltas do fim, contudo, cedeu às condições do traçado, pegou a moto reserva e acabou na quinta posição.

Enquanto isso, o companheiro Lorenzo deixava o pit com a moto configurada para a pista seca. O espanhol, que teve exibições impressionantes ao longo do fim de semana e bateu o recorde do giro mais rápido em Misano, se atrapalhou em uma curva a sete voltas do fim, caiu e abandonou a prova, visivelmente revoltado com o ocorrido.

Os locais Danilo Petrucci (Octo Pramac Racing), Andrea Iannone e Andrea Dovizioso (Ducati) vieram em seguida. Parceiro de Márquez na Honda, o espanhol Dani Pedrosa foi apenas o nono, a quase 40 segundos do compatriota. A bordo da Suzuki, Aleix Espargaró completou a lista dos dez melhores.

Com o resultado, Rossi ainda lidera o campeonato com 247 pontos, 23 a mais do que Lorenzo. Márquez aparece no terceiro lugar com 184 pontos.

ESPN

Comentários