Santos supera aproveitamento de campeões e fica perto de fim de jejum

(Foto: Divulgação/Santos FC)















A vitória sobre o São Paulo na rodada 24 do Brasileirão 2015 fez com que o Santos atingisse um aproveitamento de 75% dos pontos disputados desde que Dorival Júnior assumiu o comando da equipe em substituição a Marcelo Fernandes. O índice é superior ao do Corinthians, líder da competição com 51 pontos ganhos, o que significa 70,8% dos disputados até agora. É também maior do que o aproveitamento obtido por todos os campeões nacionais desde que o torneio passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, em 2003.

Esse crescimento, que fez o Santos sair da zona de rebaixamento para disputar posições no topo da tabela de classificação, pode levar o time, na jornada 25, a ser disputada no próximo final de semana, a quebrar um jejum recorde. Entre os clubes que já ergueram o troféu de campeão brasileiro com o novo formato de disputa, ele é o que está afastado do G4 há mais tempo. Faz 183 rodadas que a equipe da Baixada Santista não figura no pelotão de elite.

A mais recente ocasião em que o Santos esteve nesse bloco foi ao final da rodada 31 do Brasileirão de 2010, mesmo após ter perdido em casa para o Grêmio Prudente por 3 a 2. A partida foi disputada em 24 de outubro. Ou seja, o time está prestes a completar cinco anos longe do grupo que clubes que assegura uma vaga na Copa Libertadores da América na temporada seguinte.

Faltando 42 pontos para ser disputados, se o Santos mantiver essa alta média de aproveitamento, poderá conquistar 32 pontos até o final da temporada. Somados aos que já tem, isso o levaria a 69, número que seria suficiente garantir uma das quatro vagas para a Libertadores em qualquer uma das edições do Brasileirão desde que a competição passou a ser disputada com 20 clubes.

Os números do aproveitamento da equipe com Dorival Júnior são ainda maiores se levados em consideração os resultados da equipe na Copa do Brasil. Na competição, o time se classificou para as quartas de final, onde irá enfrentar o São Paulo, mesmo adversário que derrotou na quarta-feira. Com as três vitórias obtidas nesse torneio, o aproveitamento santista na Era Dorival alcança 80%.

O campeão brasileiro que teve maior aproveitamento desde que o atual sistema foi implantado foi o Cruzeiro. Na primeira edição do torneio, o time mineiro somou 72,5% dos pontos. O time que menos ganhou pontos, proporcionalmente, foi o Flamengo, em 2009, que ergueu a taça com apenas 58,8% de aproveitamento.

UOL Esporte

Comentários