Independência da Catalunha não consegue maioria entre vizinhos do Barcelona

(Foto: Getty Images)
















É tradição no Camp Nou: aos 17 minutos e 14 segundo de jogo, a torcida do Barcelona canta em coro em favor da independência da Catalunha, em referência a 1714 - ano em que a região foi incorporada definitivamente ao Reino de Espanha, após uma derrota durante a Guerra de Sucessão Espanhola.

Logo, era de se imaginar que a grande maioria dos vizinhos do estádio do Barcelona se mostraria favorável à separação da Catalunha da Espanha nas urnas, certo? Só que não foi bem assim que votou o distrito Les Corts, onde fica o Camp Nou, nas eleições regionais realizadas no último final de semana.

No pleito catalão, a coalizão formada pelos partidos que apoiam o separatismo catalão, Junts pel Sí (Juntos pelo Sim) e CUP (Candidatura de Unidade Popular), saiu vencedor, obtendo 72 das 135 cadeiras em disputa do Parlamento. Os dois, contudo, não conseguiram ter 50% dos votos absolutos.

Isso acontece porque as eleições são proporcionais, assim como no Brasil. Ou seja, um representante de um Estado (província no caso espanhol) mais populoso precisa de mais votos para ser eleito do que outro de uma região com menos votantes. Assim é possível ter a maioria absoluta das cadeiras, se tê-la nos números absolutos.

Em Les Corts, distrito do Camp Nou e também da sede original do Barcelona, os Junts pel Sí e a CUP também não conseguiram superar a marca de 50% dos votos. O primeiro liderou a votação com 42,51%, e o segundo somou 7,13% dos votos, somando 49,5% da preferência dos 51.432 eleitores do distrito.

Principais legendas contrárias à independência, Ciudadanos, PP (Partido Popular, do governo espanhol) e PSC (Partido dos Socialistas da Catalunha) somaram pouco mais de 39% em Les Corts, respectivamente, com 19,94%, 10,83% e 8,33% - outros quatro partidos completaram a votação.

ESPN

Comentários