Lituânia vai à final do Europeu de Basquete e se classifica para a Rio-16

(Foto: EFE/EPA/SEBASTIEN NOGIER)















A Lituânia vai disputar com a Espanha o título do Campeonato Europeu de Basquete. Nesta sexta-feira (18), a seleção do leste europeu venceu a Sérvia por 67 a 64 e avançou à decisão do torneio, garantindo assim vaga na Olimpíada do Rio de Janeiro.

Imbatível até então na competição, a Sérvia sonhava com o título invicto, fato alcançado na última vez em 2003, justamente pela Lituânia. Em quadra, o jogo não foi um primor ofensivo, mas as duas seleções mostraram muito poder na defesa - com direito a festival de tocos.

O cestinha da partida foi o craque sérvio Milos Teodosic, que anotou 16 pontos (três deles em chute de longa distância nos segundos finais), mas não teve noite acima da média.

Com 15 pontos, Jonas Valanciunas foi o cestinha da Lituânia, que distribuiu melhor a pontuação entre titulares e reservas e fez valer seu forte jogo coletivo.

Na quinta-feira (17), a Espanha já havia vencido "revanche" contra a França e avançado à final com atuação inesquecível de Paul Gasol, que fez 40 dos 80 pontos dos espanhóis.

Enquanto os finalistas carimbaram o passaporte para a Rio-16, do terceiro ao sétimo colocados do Europeu disputarão Pré-Olímpico da modalidade em julho do ano que vem, que destinará as três vagas restantes para os Jogos.

UOL Esporte

Comentários