Tóquio 2020 propõe incluir surfe, skate e mais 4 esportes na Olimpíada

(Foto: Reprodução/WSL)















O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 propôs nesta segunda-feira novos esportes para serem incluídos em seu programa o beisebol, o softbol, o caratê, o surfe, o skate e a escalada. É padrão da sede dos próximos jogos sugerirem novas modalidades.

"Este pacote de eventos representa tanto os tradicionais como os em ascensão, eventos voltados para a juventude, todos populares no Japão e internacionalmente", disseram os organizadores de Tóquio. "Eles irão servir como uma força motriz para promover o Movimento Olímpico e seus valores, com um foco no apelo à juventude, e irão adicionar valor aos Jogos, envolvendo a população japonesa e novas audiências em todo o mundo, e refletindo a visão de Tóquio para os Jogos de 2020", completaram.

A proposta criaria um total de 18 novos eventos com medalhas, divididos entre homens e mulheres. Assim, os Jogos incorporariam mais 474 atletas.

As federações internacionais destas disciplinas foram as escolhidas entre as oito que chegaram à fase final da seleção, segundo anunciaram hoje em entrevista coletiva os responsáveis de Tóquio 2020. Estavam na disputa boliche, squash e wushu.

Sob as novas regras, as cidades-sede das Olimpíadas podem escolher esportes que desejam incluir nos Jogos, os quais seriam acrescentados aos 28 esportes centrais existentes.

O comitê de Tóquio 2020 vai enviar agora sua decisão ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que deverá ratificar as novas cinco disciplinas olímpicas em sua sessão 129, que se reunirá no Rio de Janeiro às vésperas dos Jogos de 2016.

UOL Esporte

Comentários