Descartado duas vezes em 2014, norte-americano enfim será titular da Manor

(Foto: Drew Gibson/Getty Images)















Alexander Rossi, enfim, irá estrear como piloto titular na Fórmula 1. Nesta quarta-feira, a Manor anunciou o norte-americano como substituto de Roberto Merhi em cinco das sete últimas etapas da temporada 2015 da categoria.

Em 2014, Rossi esteve cotado para ser promovido a titular da então Marussia em duas oportunidades. Nas duas, acabou perdendo a vaga em cima da hora.

A primeira delas veio no Grande Prêmio da Bélgica, quando a equipe teve problemas contratuais com o Max Chilton, então titular. O britânico, no entanto, se acertou com o time após o primeiro treino livre e disputou normalmente a corrida em Spa-Francorchamps.

A segunda veio após o Grande Prêmio do Japão, em decorrência do acidente de Jules Bianchi. O time chegou a anunciar Rossi como substituto do francês para o Grande Prêmio da Rússia, mas optou por correr com apenas um carro em Sochi. Depois, por questões financeiras, a escuderia não disputou as demais provas da temporada.

Em declarações oficiais, Rossi agradeceu à Manor por sua "contínua confiança". "Tenho me preparado para esta oportunidade por bastante tempo. Muitos sabem desde 2014 que a equipe e eu temos um relacionamento forte, e que temos negócios a concluir por aqui", disse o norte-americano.

"Esta é uma equipe pequena, mas que passou por muita coisa na Fórmula 1. Isto exemplifica a paixão e a força de caráter de todos aqui, e sua volta nesta temporada foi extraordinária. Estou honrado por fazer parte deste legado, de seu crescimento contínuo e de seu sucesso", completou.

A Manor não explicou a ausência de Roberto Merhi nas próximas provas da temporada. No entanto, assegurou a presença do espanhol como titular nas corridas de Rússia e Abu Dhabi. Até lá, Merhi dividirá a função de piloto reserva com o suíço Fabio Leimer.

Alexander Rossi será o primeiro norte-americano titular da Fórmula 1 desde 2007. Naquela temporada, Scott Speed correu pela Toro Rosso, mas perdeu a vaga para Sebastian Vettel no decorrer do ano.

UOL Esporte

Comentários