CAS promete rapidez em recurso por Neymar, mas não fala em redução de pena

(Foto: Pedro Ivo Almeida/UOL)


A Corte Arbitral do Esporte (CAS) disse que decidirá de maneira rápida o recurso da CBF sobre a suspensão de Neymar para dois jogos das Eliminatórias da Copa de 2018. A corte confirmou ter recebido a apelação da entidade brasileira e resolverá o imbróglio até outubro.

O detalhe é que, diferentemente do que foi informado inicialmente pela CBF, o atleta não ficará livre de cumprir a suspensão. O que será analisado é quando o atacante do Barcelona ficará fora das convocações da seleção brasileira: nas Eliminatórias ou na próxima edição da Copa América, no ano que vem. 

"A discussão que está em pauta é se os dois jogos de suspensão serão cumpridos durante partidas de Copa América ou se serão cumpridos na próxima competição da Fifa, que, neste caso, significa as Eliminatórias da Copa, nas partidas contra Chile e Venezuela", informou o comunicado. 

Mais tarde, em contato com o UOL Esporte, a CAS reiterou que a CBF não pediu a redução da pena de Neymar, mas sim que a pena fosse cumprida em outro momento que não na disputa por uma vaga na Copa da Rússia.  

Durante os amistosos nos Estados Unidos, no início do mês, a CBF havia informado que o recurso visaria diminuir a punição do atleta de quatro para três partidas. Como o atacante já cumpriu duas partidas durante a Copa América deste ano, restaria apenas um jogo de gancho: a estreia da seleção nas Eliminatórias, contra o Chile, no dia 8 de outubro, em Santiago. 

Após o comunicado desta sexta da CAS, a CBF se manifestou via assessoria de imprensa: "Por meio do coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, a seleção afirma que a comissão técnica irá aguardar o julgamento e tomará as devidas decisões apenas com fatos concretos".

Ainda segundo o órgão arbitral, há entendimento que a resposta precisa ser dada rapidamente, por isso, qualquer resolução será divulgada até o início de outubro.

Na última quinta (17), Neymar não foi convocado por Dunga para enfrentar Chile e Venezuela, mas o coordenador da seleção, Gilmar Rinaldi, garantiu que o atleta do Barcelona ainda poderá ser relacionado para as partidas, caso assim decida o CAS.

"O recurso está no CAS, mas a realidade do momento é que ele está suspenso. Para eliminatórias e amistosos precisamos com 15 dias antes convocar os jogadores para avisar os clubes. Mas o jogador pode ser convocado a qualquer momento. Então nossa lista é com quem está apto", falou na ocasião. 

A seleção brasileira tem até um dia antes do duelo contra o Chile para convocar jogadores para participar desta partida. Ou seja, se a decisão sair até dia 7 de outubro, Neymar poderia jogar. 

UOL Esporte

Comentários