Procuradora-geral dos EUA avisa que mais dirigentes deverão ser presos

(Foto: Marcus Brandt-3.dez.2013/EFE)















A procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, informou nesta segunda-feira, em Zurique, que as Justiças norte-americana e suíças estão próximas de efetuar novas prisões de dirigentes Fifa. Em maio, sete cartolas foram detidos, entre eles José Maria Marin, ex-presidente da CBF.

De acordo com a procuradora-geral, 121 contas suspeitas e envolvendo dirigentes estão sendo investigadas na Suíça. Lynch reforça que foram coletadas informações substanciais que comprovariam corrupção na Fifa, mas não revelou nomes de pessoas que estão sendo investigadas.

"Não podemos confirmar nomes de pessoas ou entidades para não prejudicar as investigações. As investigações se expandiram desde maio", frisou Lynch durante Congresso Internacional das Procuradorias, em Zurique, nesta segunda.

"Com base na cooperação (com autoridades suíças) e novas evidências, antevemos acusações adicionais contra indivíduos e entidade", complementou.

Destino de Marin

A Justiça dos Estados Unidos e Suíça estão próximas de definir o destino de José Maria Marin, preso em Zurique desde 27 de maio. Advogado de Marin, Paulo Peixoto chegou à Suíça nesta segunda-feira. A decisão se Marin será extraditado aos EUA deverá ser publicada até terça-feira na página oficial da Justiça suíça.

Paulo Peixoto deve comparecer à prisão na quarta-feira para conversar com Marin.

Conforme apurou o blogueiro do UOL Ricardo Perrone, a defesa de Marin já trabalha com a possibilidade de o dirigente ser extraditado.

Caso seja confirmada a extradição, a expectativa da defesa é que Marin fique no máximo semanas em regime fechado para depois ser encaminhado para prisão domiciliar enquanto dura o processo, o que já acontece com o empresário J.Hawilla. Marin teria de negociar multa milionária para sair do regime fechado.

UOL Esporte

Comentários