Ginasta rosto do Mundial é ícone gay, celebridade e pegador. E multicampeão

(Foto: AFP PHOTO / BEN STANSALL)


Conquistar medalhas em torneios importantes como Campeonatos Mundiais e Olimpíadas frequentemente traz algum sopro de fama aos atletas. Entretanto, poucos mantêm o status de celebridade por muito tempo. Mais do que isso, são raros aqueles que conseguem conciliar a vida de vip com a carreira esportiva. Uma dessas exceções é Louis Smith.

Ginasta britânico mais bem sucedido das últimas décadas, com três medalhas olímpicas, três mundiais e mais seis europeias, o inglês é um dos principais embaixadores do Mundial de ginástica artística que começa a ser disputado nesta sexta-feira em Glasgow, Escócia. Para os amantes do esporte, o que conta são os louros do atleta, que é candidato ao pódio na prova por equipes e no cavalo com alças. Para os mais desligados, o chamariz é o campeão da Dança dos Famosos local de 2012.

Seja qual for o interesse de quem estiver na arena assistindo, Louis conta com o apoio dos britânicos e não vê pressão por competir em casa.

"Para mim, é muito melhor. É muito mais conveniente por não termos que perder horas ou dias de viagens, é mais fácil para se comunicar, para sair, quase todo mundo fala a mesma língua, horários e refeições são praticamente iguais. Mas o principal é a atmosfera para competir. Claro, toda competição é ótima, a torcida, o apoio, mas isso se multiplica quando se está no próprio país, que é o nosso caso", afirmou o ginasta.

Mas nem precisa comprar revista gay para ver Louis pelado. Ou quase. Nas redes sociais, ele publica com frequência algumas imagens mostrando quase tudo (Foto: Reprodução/Instagram)


O Louis atleta é abordado na medida certa pela imprensa. Já o Louis celebridade é um prato cheio para as revistas do Reino Unido. Ele já protagonizou uma separação explorada por todos os tabloides ao romper com a namorada de adolescência Billie Whyatt, engatou um rápido romance com a bela modelo Chantelle Hole, teve que desmentir namoros com coelhinhas da Playboy, nunca escondeu as noitadas com amigos durante os períodos de férias e agora vive um relacionamento sério com Lucy Meck, que também é famosa no Reino Unido por participar do reality show The Only Way Is Essex.

E não para por aí. Orgulhoso de seu corpo escultural de atleta, Louis, que um dia sonhou em ser cantor e já se apresentou até nas eliminatórias do The X Factor, não tem vergonha nenhuma de se expor nas redes sociais. Posta fotos quase nu, brinca com a própria sexualidade – como numa foto em que usa a calcinha da namorada – e se comunica com sua longa rede de fãs homossexuais. Aliás, polemizou de vez em maio de 2014, quando posou para uma revista gay. Só fez questão de ressaltar: ele é hétero.

Apesar da autopromoção constante e do dinheiro recebido por eventos realizados, o ginasta admite que a vida vip tem seus percalços. "Em alguns aspectos eu gosto. Porque nós sabemos que não são muitos os ginastas que ficam famosos, não é o esporte mais popular do mundo. Então eu gosto do que vem junto com isso: conhecer pessoas novas, ir a programas de TV, ter experiências como as que eu tenho. Mas tem algumas coisas que eu não gosto, como falta de privacidade, os paparazzi. Do showbiz, da necessidade de se criarem manchetes, não gosto tanto", comentou.

Mas como fazer para conciliar a vida fora do ginásio com o trabalho intenso de treinamentos e competições? Louis tem a resposta.

"É um desafio, porque você tem que saber equilibrar. A ginástica vem primeiro. Mas eu também tenho que trabalhar, viver, ganhar meu dinheiro. Tem sido um pouco difícil. Nas últimas cinco semanas, não fiz nada como celebridade, só estava focado na competição. Isso me custou algum dinheiro, mas a ginástica sempre vai ser minha paixão, vai ser a minha vida", disse ele, que agora está de olho na classificação para a Olimpíada. E tem outros planos também para o caso de a vaga se confirmar.

"Eu conheço o samba, sei que vocês gostam de carnaval, é é algo que eu quero conhecer se eu conseguir vaga para os Jogos Olímpicos. Mas eu já competi no Brasil em 2006 ou 2007, nas finais da Copa do Mundo, e eu adorei o clima, adorei a temperatura, não queria voltar para casa. Mas por enquanto eu só quero ajudar a classificara equipe e, quem sabe, estar no time do ano que vem", completou.

(Foto: Reprodução/Instagram)


UOL Esporte

Comentários