Ponto de Opinião: As mudanças precisam continuar no esporte brasileiro

(Foto: Reprodução/Arquivo)


Deixemos a seleção brasileira um pouco de lado. Nosso foco é os clubes brasileiros para 2016. Mesmo com 2015 um pouco longe de terminar, e nada decidido ainda no Campeonato Brasileiro, nossa análise de hoje bate um pouco na trave pelo aspecto impreciso da situação. 

Temos dois pontos no futebol brasileiro atual, um positivo e outro negativo, para serem considerados para a próxima temporada. De um lado ressurgimos com um futebol competitivo, que enche os estádios e o orgulho do torcedor de vestir a camisa e torcer pelo seu time do coração. A briga pelo topo da tabela e para a sair da degola são destaques de um futebol que está se renovando aos poucos.

Por outro lado, e esse lado deve ser muito levado em conta, é o protagonismo ruim da arbitragem nos resultados destas partidas. As reclamações aconteceram por todos os lados e a CBF ficou calada em boa parte do tempo. Mas também, com o escândalo envolvendo José Maria Marin, quanto menos a confederação se comprometer, melhor.

O aspecto internacional também deve contar no planejamento para o ano que vem. Mais uma vez as participações na Taça Libertadores foram bem tímidas e não conseguimos trazer o título para o Brasil. Até o momento desta publicação, Atlético Paranaense e Chapecoense (algo que pode ser considerado incomum) disputam a Copa Sul-Americana. 

Precisamos de um futebol e de um esportes completamente renovado para 2016. Devemos manter o respeito para que os Jogos Olímpicos possam ser da altura que o Brasil é em muitos esportes, como o futebol (não podemos descartar o mérito), o futsal, o vôlei e a natação. O futebol, mesmo com todos os seus problemas atuais, é uma referência no país, mas precisamos reencontrar essa referência mundialmente, ou vamos manter simplesmente o prestígio do passado e se tornar um país esquecido e sem o mesmo respeito de antes.

Comentários