STJD absolve David Braz e adverte árbitro por expulsão contra Corinthians

(Foto: Julia Chequer/Folhapress)


O zagueiro David Braz foi expulso na partida entre Santos e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, ele foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e foi absolvido, devido à súmula "contaminada".

"A súmula está contaminada", disse Márcio Amaral, auditor-relator do julgamento.

O atleta foi absolvido por unanimidade de votos e os auditores enxergaram "grave indício de fraude" na súmula. Segundo os responsáveis pelo julgamento, "não há como considerar qualquer aspecto deste documento (súmula)", pois o árbitro estava perdido.

Apesar das considerações sobre o erro na súmula, o árbitro Flávio Rodrigues Guerra foi apenas "advertido" pelo tribunal.

Gabigol é suspenso por uma partida

O atacante Gabigol também foi julgado nesta quinta-feira e acabou suspenso por uma partida por ter insultado o árbitro Marielson Alves Silva, depois da partida contra o Grêmio, há duas semanas, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador foi julgado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que corresponde a "assumir conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva". 

Logo após a partida, que terminou em derrota santista por 1 a 0, Gabigol começou a discutir com o árbitro. Na súmula, Marielson Alves Silva disse que o atacante proferiu a frase "só fazem m...".

Gabigol, no entanto, não desfalcará o Santos. Isso porque ele já cumpriu a suspensão automática contra o Figueirense. Dessa maneira, ele está disponível para a partida diante do Palmeiras, no dia 1º de novembro.

Werley pega gancho de três jogos

Outro jogador do Santos a encarar julgamento nesta quinta-feira foi o zagueiro Werley. Pelas ofensas contra o quarto árbitro, Thiago Duarte Peixoto, ele pegou três jogos de suspensão.

O lance que resultou na expulsão de David Braz aconteceu no dia 20 de setembro. Zeca, lateral-esquerdo santista, cometeu pênalti em Vagner Love aos 35 minutos do segundo tempo. Flávio Rodrigues Guerra, o árbitro, só assinalou a infração depois de ter sido alertado pelo bandeirinha.

Na sequência, após ouvir o auxiliar mais uma vez, expulsou David Braz, e não Zeca – o ocorrido gerou reclamação por parte dos jogadores do time do litoral paulista. Acusado de ter advertido o atleta errado, o juiz explicou o ato em súmula.

"Expulso com cartão vermelho direto por, após a marcação de um pênalti contra sua equipe, vir em minha direção gesticulando de forma acintosa e ofensiva proferindo as seguintes palavras: "você está louco", "contra o Corinthians é assim mesmo", "vai se foder, não foi pênalti", "você vai ver, vocês vão ser punidos", sendo que em ato contínuo gesticulou de forma acintosa em direção ao assistente número 1, proferindo as seguintes palavras: "vocês estão loucos, não foi pênalti". Após ser expulso, ao sair do campo de jogo, e passar em frente à área técnica do Corinthians, desentendeu-se com o técnico do Corinthians, sr. Adenor Leonardo Bachi, sendo contidos por integrantes das duas equipes".

 UOL Esporte

Comentários