Rio atropela "freguês" Osasco e leva 4º turno

Mesmo atuando fora de casa, o Rio de Janeiro derrotou nesta sexta-feira o Finasa/Osasco por 3 sets a 0, parciais de 25/18, 25/19 e 25/21, e garantiu o título do quarto turno da Superliga Feminina de Vôlei. Com a conquista, os cariocas concretizam sua invencibilidade nas decisões dos torneios e, pela terceira vez, derrotaram as paulistanas na decisão.

Após a partida desta sexta-feira, Finasa e Rio concentram suas forças na fase playoff da competição, que decidirá o campeão desta temporada. Melhor equipe, as cariocas encaram o Minas Tênis Clube, que terminou em oitavo e acabou derrotado pelas comandadas de Bernardinho na decisão do primeiro torneio. A primeira partida será realizada no próximo sábado, na capital mineira.

Por outro lado, o Finasa, segundo colocado, duela contra o Banespa, equipe que sofre com problemas com o patrocinador e terminou a fase de classificação na sétima posição. O confronto será na próxima sexta-feira, no Ginásio do Banespa.

Como o esperado, a partida iniciou equilibrada entre as duas equipes. Ambas forçavam o saque nas pontas adversárias e dificultavam o trabalho de ataque das equipes. Além disso, Finasa e Rio apresentaram um excelente posicionamento dos bloqueios. Com uma rede maior, as cariocas abriram uma pequena diferença e aproveitaram os erros de ataque das paulistas para fazer 11 a 7.

O Rio apresentou maior regularidade, principalmente pelo belo aproveitamento de contra-ataque. Joycinha, principal pontuadora das cariocas na Superliga, era a mais acionada por Dani Lins e quebrava a defesa do Finasa. Em 25 minutos, as visitantes fizeram 25 a 18 e fecharam a primeira parcial.

No segundo set, o Rio melhorou ainda mais sua qualidade ofensiva e, com o saque muito forçado, quebrou a recepção e as opções de ataque do Finasa. Tranqüilas em quadra, as cariocas pouco erravam e impediam qualquer reação das mandantes. Contando com Virna em quadra, o Rio seguiu mantendo uma boa vantagem no placar e levou o segundo set consigo. Em pouco mais de 25 minutos, as cariocas fizeram 25 a 19.

O técnico Luziomar de Moura modificou sua equipe taticamente e o Finasa reequilibrou o jogo. As duas equipes trouxeram emoções e grandes defesas na terceira parcial. Quando o Finasa aparentava estar melhor na partida, Natália desperdiçou um ataque e o Rio passou à frente no momento decisivo do set, 21 a 20. Recentemente contratada, Virna decidiu em um contra-ataque e levou as visitantes ao match-point. Dessa forma, Monique atacou uma cruzada curta e fechou o jogo.

Comentários