Vai começar a temporada 2009 de Fórmula 1

Para muita gente, fãs da Fórmula 1 em especial, o incrível GP do Brasil do ano passado ainda esta bem vivo na memória. A disputa metro a metro entre o novo ídolo nacional Felipe Massa, da Ferrari, e o jovem inglês Lewis Hamilton, da McLaren, não menos talentoso, ainda resgata flashes emocionantes.
Ficou na garganta o gostinho de que o País poderia ter sido campeão novamente na categoria, o que não ocorre desde 1991.

Começa em Melbourne, na Austrália, um novo campeonato e com ele uma nova oportunidade para os pilotos brasileiros darem sequência àquelas fortes emoções de Interlagos no dia 2 de novembro. E melhor: além de Massa, há indícios também de Rubens Barrichello, da surpreendente Brawn GP, pode lutar pelas vitorias.
Foi o que os testes insinuaram. Se for mesmo assim, a temporada que vai se estender até 1º de novembro, na estreante Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, promete oferecer várias “reprises” do último GP do Brasil.

Independentemente da eficiência da participação brasileira, o Mundial oferece extenso menu de atrações em 2009, como os novos regulamentos técnico e esportivo, cheios de variáveis capazes de interferir diretamente na definição do vencedor.
Para este ano houve sensível redução na pressão aerodinâmica, o que tornou os carros menos estáveis, em especial depois os pneus lisos (slick), o que estão de volta, se desgastarem. “Há maior chance de errarmos”, explicou Massa.

As equipes que desejarem podem utilizar um sistema inédito de recuperação de energia (Kers), responsável por um acréscimo de cerca de 80 cavalos de potencia. Tudo para facilitar as ultrapassagens. Assim, mais escuderias poderão lutar lá na frente, e as corridas serão mais emocionantes.

Equipes

Aqui estão as equipes de 2009:

McLaren: Lewis Hamilton (24 anos) e Heikki Kovalainen (27 anos)
Ferrari: Felipe Massa (27 anos) e Kimi Raikkonen (29 anos)
BMW Sauber: Robert Kubica (24 anos) e Nick Heidfeld (31 anos)
Renault: Fernando Alonso (27 anos) e Nelson Ângelo Piquet (23 anos)
Toyota: Jarno Trulli (34 anos) e Timo Glock (27 anos)
Torro Rosso: Sebastien Bourdais (30 anos) e Sebastien Buemi (20 anos)
Red Bull: Mark Webber (32 anos) e Sebastian Vettel (21 anos)
Willians: Nico Rosberg (23 anos) e Kazuki Nakajima (24 anos)
Force India: Adrian Sutil (26 anos) e Giancarlo Fisichella (36 anos)
Brawn GP: Jenson Button (29 anos) e Rubens Barrichello (36 anos)

Comentários