CBF avisa que projetos de estádios para 2014 serão modificados

"Gostaria de destacar o alto nível técnico dos projetos apresentados por todas as candidatas", foram algumas das primeiras palavras de Ricardo Teixeira após o anúncio das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Mas cuidado... Apesar do "alto nível", ainda não é o suficiente. O próprio presidente do Comitê Organizador e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admite estar ciente da necessidade de alterações, principalmente no quesito estádios.


"Certamente alguns projetos serão modificados", contou Teixeira, que não descarta nem mesmo a possibilidade de algum projeto acabar vetado.

"Existe agora um cronograma... Você há de convir que se no meio do ano você começa a repetir, repetir, repetir, acaba expulso da faculdade", comparou o cartola.

Neste domingo, ao final do segundo dia de encontros do Comitê Executivo da Fifa, em Nassau, foram anunciadas as 12 cidades-sede de 2014. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife, Natal, Cuiabá e Manaus foram as aprovadas. Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, Rio Branco e Belém ficaram fora.

"É uma enorme responsabilidade. No meu modo de entender, acabamos de passar no vestibular. Temos agora cinco anos de faculdade para receber o diploma final. Falta muita coisa a ser feita. Acima de tudo, precisamos ter muita consciência da responsabilidade enorme que temos perante o mundo e perante a Fifa", disse Teixeira.

Já no próximo dia 8, todas as cidades eleitas participarão de reuniões na sede da CBF, no Rio de Janeiro, para discutir exclusivamente os projetos dos estádios. A tendência é que a maioria das arenas - reformadas ou construídas - sejam financiadas com capital privado. No entanto, é preciso atender uma série de exigência da Fifa.

"O acompanhamento será feito pelo Comitê Organizador de cada segmento do que vamos ter que fazer, não só na parte de estádios, mas também de infra-estrutura. Existe um cronograma muito sério que a Fifa segue. Agora a Fifa faz costumeiramente viagens à cidades para acompanhar o andamento", contou o cartola.

novas marcações: Copa do Mundo e Brasil 2014

Comentários