Em duelo com Messi, Xavi faz 2 e Espanha bate Argentina

Em encontro entre Espanha e Argentina, a rivalidade entre Real Madrid e Barcelona entrou em campo na tarde deste sábado, em amistoso de preparação para a Copa do Mundo de 2010. Enquanto o criticado Lionel Messi deixou a sua marca diante dos torcedores que se acostumaram ao vê-lo brilhar com a camisa catalã, o meia Xavi Alonso foi às redes duas vezes e garantiu o triunfo por 2 a 1 dos donos da casa no Estádio Vicente Calderón, em Madri.

Um dos principais alvos de críticas da torcida durante a irregular campanha da Argentina nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, o astro Lionel Messi tentou fazer a sua parte para evitar mais uma derrota para o histórico de Diego Armando Maradona. No entanto, um pênalti infantil cometido por Demichelis decretou o triunfo espanhol, um dia antes do treinador se apresentar ao Comitê Disciplinar da FIFA, em Zurique, para explicar os ataques à imprensa de seu país na festa da classificação para o Mundial da África do Sul.

Com a bola rolando, em pouco tempo, os elogios de Maradona ao meia Xavi Alonso foram justificados. Apontado pelo treinador como jogador que queria ver com a camisa argentina se possível, pela "visão periférica e capacidade para controlar tudo", o meia do Real Madrid abriu o placar aos 16min de partida, em rápida jogada e troca de passes do time espanhol.

Porém, aos 24min da etapa final, Messi abafou as críticas sobre seu futebol com a camisa da seleção e decretou a igualdade. Acostumado a desequilibrar os jogos, tanto pela Argentina como no Barcelona, o atacante foi eleito por alguns torcedores como maior motivo da má fase da equipe, que esteve ameaçada de não ir ao Mundial da África do Sul até a última rodada, quando conquistou vitória heroica contra o Uruguai em Montevidéu.

Nos dias que ancecederam o duelo decisivo contra os uruguaios, alguns jornais argentinos também questionaram se Messi se sentia à vontade com a camisa da seleção, já que atua na Espanha desde 2000. No entanto, restando quatro minutos para o término da partida, após Demichelis colocar a mão na bola e dar chance para a Espanha voltar à frente, Xavi mais uma vez brilhou também em cobrança de pênalti e garantiu a festa do goleiro Iker Casillas, seu companheiro de Real Madrid, que completou 100 jogos pela equipe nacional, que agora alcança 17 partidas de invencibilidade em casa.

Comentários