Com estilo de Axl Rose, americano vira "popstar" da patinação

Ginásio cheio. Enquanto aguarda a entrada dos seis finalistas da prova de 1.500 m de patinação de velocidade em pista curta, o público brinca de fazer "ola" para descontrair. Até que os nomes começam a ser anunciados. Entre os atletas, nenhum representante da sede dos Jogos de Inverno 2010, no Canadá. Já a torcida americana tem a oportunidade de comemorar a chegada de dois competidores à reta final. Um deles em especial: Apolo Anton Ohno, 27 anos, nascido em Seattle.

Basta falarem seu nome para os torcedores vibrarem e balançarem com orgulho bandeiras dos Estados Unidos. Fica claro que ele é idolatrado pelos conterrâneos.

A roupa colada no corpo e o capacete escondem o estilo despojado do patinador. Segundo ele próprio, antes de cada competição seu pai, Yuki Ohno, estiliza seus cabelos. Tudo bem que não dá para ver o resultado de tanta vaidade na pista, mas seu desempenho o leva ao segundo lugar no pódio. E não teria lugar melhor para mostrar o look "rebelde", em comparação aos adversário mais tradicionais.

À la Axl Rose, vocalista da banda Guns N' Roses, Apolo recebe a medalha de prata com um lenço na cabeça e faz a festa com a torcida americana. Para conceder uma entrevista coletiva acompanhado do campeão da prova, o sul-coreano Jung-Su Lee, e o terceiro colocado, o também americano JR Celski, ele completa o visual roqueiro. O atleta veste uma jaqueta de couro preta e vira o centro das atenções. Todas as perguntas passam a ser feitas a ele.

"Estou muito feliz. Foi uma corrida louca e muito dura. Agora me sinto bem. Esse é meu prazer. Eu amo ganhar, competir forte, adoro o que faço", diz o atleta, que conquistou a segunda colocação na competição depois que dois coreanos caíram na última curva.

Tamanha popularidade é sim fruto de conquistas no esporte, como a soma de seis medalhas olímpicas (duas de ouro, duas de prata e duas de bronze), mas também se deve ao jeito descontraído do patinador. Depois de ter subido ao pódio três vezes na Olimpíada de Turim, ele resolveu dar um tempo na patinação e assinou contrato com uma agência de talentos. A partir daí, apareceu em atrações televisivas e venceu o programa Dançando com as Estrelas, da rede ABC, em maio de 2007. Esta foi uma boa forma de cultivar um de seus hobbies. "Eu amo música. Gosto de todos os estilos", afirma o astro americano.

Resta saber se Apolo leva jeito para encarnar o vocalista da banda Guns N' Roses assim como brilha nas pistas de gelo pelo mundo.

Comentários