Shaun White confirma favoritismo, dá show e leva o ouro

O americano Shaun White confirmou o favoritismo na prova de snowboard e faturou mais uma medalha de ouro para os Estados Unidos. Conhecido como "The Flying Tomato" (O Tomate Voador, em inglês, por conta de seus cabelos avermelhados) e também como "Animal", da famosa banda dos Muppets nos desenhos animados, White não deu chance aos adversários nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010.

White dominou a prova desde a classificação, quando avançou à decisão com a melhor nota, até seu último salto. Por ter garantido o primeiro lugar na fase eliminatória, o americano conquistou o direito de descer a Cypress Mountain em último, fazendo os espectadores esperarem pelo show até o último minuto.

Com mais esse ouro na carreira, White agora é bicampeão olímpico de snowboard. Antes de subir ao lugar mais alto do pódio na cidade canadense, o americano foi o primeiro nos Jogos de Turim 2006, quando tinha apenas 19 anos.

As manobras no snowboard são avaliadas por cinco juízes, que dão notas de 0 a 10, ou seja, o competidor pode alcançar no máximo 50 pontos. Shaun White, em sua primeira tentativa, somou 46.8, faturando o ouro antes mesmo de fazer seu segundo salto. Mas o show mesmo veio no segundo salto, quando beirou à perfeição e alcançou os 48.5 pontos.

Para se ter uma ideia do reinado do americano, o segundo colocado foi o finlandês Peetu Piiroinen, com 45 pontos, seguido pelo também americano Scott Lago, com 42.8 pontos.

Entenda a prova do half pipe do snowboard

Na categoria half pipe, um snowboarder de cada vez entra em ação para executar uma série de saltos acrobáticos e manobras movendo-se de um lado para o outro em uma plataforma em forma de "U" na neve.

Os juízes avaliam a altura atingida e o estilo dos movimentos dos participantes. A modalidade, que tem como destaque o astro americano Shaun White, só passou a ser olímpica nos Jogos de 1998, em Nagano.

A fase de qualificação começa com 40 atletas. Cada um tem duas chances de ir à pista. Os seis melhores avançam direto à final. Os outros seis saem de uma repescagem. Na decisão, os 12 restantes fazem mais duas apresentações, sendo que os que avançaram primeiro entram por último na pista.

Comentários