Dupla canadense se recupera e leva ouro na dança no gelo

Depois de um desempenho abaixo do esperado primeira etapa na dança do gelo, a obrigatória, a dupla canadense formada por Tessa Virtue e Scott Moir, conseguiu superar os russos Maxim Shabalin e Oksana Domnina e cravou a melhor pontuação total nesta terça-feira (23), no Pacific Coliseum, no Canadá.

Somando 221.57 pontos, sendo 110.42 deles nesta última etapa, a livre, a dupla ficou com o ouro na competição para o delírio da torcida local.

Já os russos, que eram um dos favoritos na categoria, tiveram um desempenho abaixo do esperado na etapa final e fizeram apenas 101.04 pontos caindo para a terceira posição ficando com o bronze. A prata ficou para a dupla americana Charlie White e Meryl Davis, que somou mais 107.19 pontos na parcial livre com a pontuação final de 215.74.

Depois de receberem suas medalhas, as três duplas dividiram o lugar mais alto do pódio e deram uma volta olímpica no Pacific Coliseum com suas respectivas bandeiras.

Polêmica

A dupla russa ainda tem mais motivos para comemorar seu bronze. A escolha de seu tema para a apresentação causou um desconforto em algumas comunidades aborígenes; Domnina e Shabalin causaram polêmica no último campeonato europeu, em janeiro, ao realizarem uma dança relacionada à cultura aborígene, utilizando, inclusive, trajes inspirados no tema - tangas vermelhas e uma roupa com desenhos brancos, simulando a pintura corporal dos aborígenes.

Indignados, os povos aborígenes da Austrália disseram que a atitude dos dançarinos russos era um "roubo" de sua cultura. Domnina e Shabalin, então, quase desistiram de usar os trajes e executar a dança. Mas, durante esta semana, os russos tiveram um encontro com aborígenes do Canadá, que, ao contrário dos australianos, disseram estar honrados com a dança.

Classificação final

1. Tessa Virtue e Scott Moir (CAN) - 221,57

2. Meryl Davis e Charlie White (EUA) - 215,74

3. Oksana Domnina e Maxim Shabalin (RUS) - 207,64

4. Tanith Belbin e Benjamin Agosto (EUA) - 203,67

5. Federica Faiella e Massimo Scali (ITA)- 199,17

6. Isabelle Delobel e Olivier Schoenfelder (FRA) - 193,73

7. Nathalie Pechalat e Fabian Bourzat (FRA) - 190,49

8. Sinead Kerr e John Kerr (GBR) - 186,01

9. Jana Khokhlova e Serguei Novitski (RUS) - 185,85

10. Alexandra Zaretsky e Roman Zaretsky (ISR) - 180,26

Entenda a prova de dança no gelo da patinação artística

Na dança do gelo da patinação artística, um casal é avaliado pelo corpo de juízes por seu ritmo, interpretação da música e precisão dos passos. Diferentemente da prova de duplas da modalidade, não há saltos ou outras manobras. Como na dança do salão, os patinadores ficam em contato durante a maior parte da apresentação.

A disputa é dividida em três partes: dança obrigatória, definida por sorteio, dança original, na qual o casal atua em um estilo pré-definido (em Vancouver é o Folk/Country Dance) e dança livre, em que os atletas escolhem a música e definem a coreografia. Quem tiver mais pontos na soma das notas ganha o ouro.

Comentários