TJD-MG dobra a pena do Cruzeiro no Campeonato Mineiro

O Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) dobrou a punição ao Cruzeiro pela escalação do atacante Wellington Paulista na vitória por 6 a 0 sobre o Uberaba, na estreia do time no Campeonato Mineiro. Ao invés de três pontos, o time mineiro foi punido com a perda de seis.

O Cruzeiro vai recorrer da decisão tomada pela Primeira Comissão Disciplinar do órgão, nesta terça-feira. Ainda não há data para o julgamento. Justamente por isso, a punição não se materializou na tabela. A Federação Mineira de Futebol só irá retirar a pontuação após a decisão final do caso.

O TJD-MG acolheu o embargo da Procuradoria que queria dobrar a punição recebida pelo Cruzeiro por causa da mudança da pena do artigo em que o clube mineiro foi enquadrado. Antes da alteração do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o artigo 214 (incluir atleta que não tenha condição legal de participar de partida, prova ou equivalente) previa a pena do dobro de pontos em disputa. Agora, leva-se em conta apenas os pontos disputados em questão.

O clube mineiro recebeu a punição por ter escalado o atacante Wellington Paulista na estreia do Cruzeiro no Mineiro. A alegação do TJD-MG é a de que o atleta estava irregular por ter sido expulso na final do Estadual do ano passado. O clube alega que a pena do jogador foi convertida em doação de cestas básicas pelo próprio órgão e que por tanto não houve impedimento para a sua utilização.

Com um jogo a menos, o Cruzeiro é o terceiro colocado do Mineiro, com 12 pontos conquistados com quatro vitórias. Sem os seis da punição, o time celeste teria a mesma pontuação do Atlético-MG, hoje em sétimo.

Comentários