Esquiador canadense quebra clavícula e abandona Olimpíada

O canadense Dave Duncan, atleta de esqui estilo livre cross-country, quebrou o osso da clavícula no primeiro dia do treinamento da modalidade, que aconteceu em Cypress Montain nesta sexta-feira.

A contusão ocorreu logo na primeira vez que o atleta se arriscou na pista de Cypress. Ele não sofreu mais nenhum machucado grave, mas passará por cirurgia nos próximos dias. O objetivo do treino era conhecer o percurso antes da prova classificatória para a final, que acontece segunda-feira.

O também canadense Brady Lehman vai substituir o atleta canadense no evento a começa a preparação já no treinamento que acontece sábado.

Duncan, 27 anos, estava vivendo o melhor momento na sua relativamente curta carreira, em que conquistou este ano duas medalhas de bronze em circuitos da Copa do Mundo e medalha de prata no X-Games de Aspen.

Entenda a prova cross do esqui estilo livre

Novidade no programa olímpico de inverno, a prova de cross do esqui estilo livre consiste na disputa de quatro atletas ao longo de um percurso cheio de curvas e ondulações. O primeiro a cruzar a linha de chegada é o vitorioso.

Os 32 melhores da qualificação vão à fase final da modalidade na Olimpíada. Os "sobreviventes" são divididos em oito chaves, com os dois melhores de cada uma avançando às quartas de final. O número vai sendo reduzido pela metade até a decisão, quando os quatro melhores lutam pela medalha de ouro.

Comentários