Russo bate recorde na patinação; "brasileiro-francês" é 11º

O russo Evgeni Plushenko confirmou o favoritismo na patinação individual dos Jogos de Inverno de Vancouver 2010 e garantiu o primeiro lugar no programa curto. Com a nota 90.85, o patinador bateu o recorde olímpico e agora precisa se dar bem no programa longo para conquistar a segunda medalha de ouro da carreira. Já Florent Amodio, brasileiro naturalizado francês, também foi bem na pista e garantiu vaga para próxima fase, com um 11º lugar, somando 75.35 pontos.

Amodio nasceu em Sobral, no Ceará, em maio de 1990, e foi adotado ainda criança. Ele começou a patinar aos 4 anos, mas, com 12 anos, adoeceu e precisou interromper a carreira, voltando às provas em 2004. No ano seguinte, o patinador representou pela primeira vez a França em um torneio internacional. Amodio conseguiu a classificação para os Jogos de Vancouver graças ao título do French Masters na temporada 2009/2010.

Já o favorito Plushenko é muito mais experiente. O patinador russo subiu ao lugar mais alto do pódio nos Jogos de Turim, em 2006. Antes disso, Plushenko já era um dos destaques do esporte. Na Olimpíada de Salt Lake City, em 2002, conquistou a medalha de prata.

A prova classificatória merece mais um destaque. O décimo colocado na classificação surpreendeu a plateia presente no Pacific Coliseum canadense. Um garoto de 16 anos chamado Denis Ten, do Cazaquistão, somou 76.24 pontos e estará no programa longo em busca de uma medalha.

Esse programa longo, também conhecido como livre, será realizado dia 18, às 23h (de Brasília). As notas dessa prova têm maior peso, portanto os 24 atletas que se classificaram no programa curto terão que ter um melhor desempenho para se dar bem.

Na patinação artística, o competidor precisa realizar alguns movimentos obrigatórios e outros a critério dos atletas. A nota é dada a partir do desempenho dos patinadores na parte técnica e também na artística, obrigando os atletas a desenvolverem manobras originais para cativar os juízes.

Comentários