Com gol de Messi, Barcelona vence Málaga e retoma liderança

Pressionado pela goleada do Real Madrid sobre o Tenerife por 5 a 1 - que deu a liderança provisória aos rivais por um ponto - o Barcelona recebeu neste sábado, no Estádio Camp Nou, um Malága embalado, que estava há quatro jogos sem perder no torneio. Mesmo dominando toda a partida, o Barcelona conseguiu vencer apertado, por 2 a 1, mas suficiente para garantir a liderança do Campeonato Espanhol por mais uma rodada.

Atrevido, o Málaga começou no comando das ações, após cobrança venenosa de falta do meia Duda, aos 7min. Em falta na esquerda, o português bateu direto e obrigou Valdés a fazer ótima intervenção. A resposta do Barcelona foi imedidata, quando Messi recebeu cruzamento do segundo pau de Dani Alves, mas errou a meta defendida pelo uruguaio Munúa. Com o domínio natural do time da casa, o Málaga viu seus problemas aumentarem com a contusão do zagueiro sérvio Stepanov, substituído por Edu Ramos, com 16min.

O Barcelona passou a pressionar e levou perigo ao gol de Munúa em cobrança de falta do sueco Ibrahimovic, com 24min. A pressão fez o Málaga se encolher no campo de defesa, enquanto a equipe comandada por Josep Guardiola seguia perdendo chances, com Busquets e Ibrahimovic, ao final do primeiro tempo.

A segunda etapa começou da mesma forma como terminou a primeira: O Barcelona pressionando e o Málaga se segurando na defesa. Em cruzamento de Messi, Ibrahimovic parou em Munúa, aos 6min. Oito minutos depois, o zagueiro brasileiro Weligton (ex-Campinas e Paraná) salvou a bola em cima da linha, após nova investida do atacante sueco. A insistência deu resultado quando aos 23min, o atacante Pedro fez boa jogada individual pela esquerda, limpou o zagueiro e acertou forte chute na meta do goleiro do Málaga, que ainda conseguiu tocar na bola, mas não evitou que o Barcelona fizesse 1 a 0.

Mesmo no comando da partida, o Barcelona teve sua única falha na partida. E o Málaga se aproveitou. Em bola enfiada pouco depois do meio-campo, Valdo recebeu em posição legal, avançou sem marcação e tocou no canto direito de Valdés, empatando a partida aos 35. A resposta do Barcelona veio em uma linda trama, três minutos depois. Da entrada da área, Xavi tocou na medida para Daniel Alves, que livre cruzou para Messi. O argentino só teve o trabalho de empurrar a bola para a rede, sem ser incomodado por Munúa. Com o tento da vitória, Messi chegou a 17 gols e assumiu a artilharia do Espanhol, ao lado de David Villa, do Valencia.

A vitória colocou o Barcelona de volta à liderança do Campeonato Espanhol, com 60 pontos. Já o Málaga permanece em 12º, com apenas 27 pontos. Na próxima rodada, os comandados de Guardiola vão à Almeria para encarar a equipe local. Já o Málaga poderá se recuperar em casa, ao enfrentar o Xerez, lanterna do torneio.

Comentários