Com dois de pênalti, Portuguesa goleia e fica na cola do G-4

A Portuguesa manteve vivas as chances de conquistar uma vaga na semifinal do Campeonato Paulista. O time rubro-verde superou o forte calor no interior paulista e goleou o caçula Monte Azul por 4 a 0, em Monte Azul Paulista, pela abertura da 15ª rodada. De pênalti, o artilheiro Luiz Carlos e o meia Héverton balançaram as redes, enquanto Rafael Silva e Rafael Fefo, contra, fecharam o placar.

Com a vitória longe do Canindé, a Portuguesa alcançou os 25 pontos, isolando-se na sexta posição, três pontos a frente do Palmeiras e um abaixo do Corinthians, quarto colocado. Por sua vez, o Monte Azul tem somente 12 pontos e, na 17ª posição, luta contra o rebaixamento.

A Portuguesa dominou o primeiro tempo e abriu o placar logo no primeiro lance de perigo. Aos 4min, Héverton invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro. Na cobrança de pênalti, Luiz Carlos, com paradinha, bateu no canto esquerdo e fez seu terceiro gol no Estadual. O Monte Azul chegou até a empatar, mas o lance foi anulado, graças à um toque de mão do meia Rafael Ueta. Pelo lance, o jogador foi advertido com o cartão amarelo.

No segundo tempo, a Portuguesa repetiu o que fez nos primeiros 45 minutos. Logo aos 12min, Héverton sofreu pênalti no lado esquerdo da grande área. Desta vez, o camisa 10 assumiu a responsabilidade e cobrou no canto direito, ampliando o marcador.

Entregue em campo, o Monte Azul não conseguiu sequer sujar o uniforme do goleiro Fábio, da Portuguesa. O técnico Márcio Bittencourt tentou mexer no time, mas apenas abriu espaços na equipe. Aos 18min, Luiz Carlos perdeu chance, ao receber belo passe de Fabrício e chutar para fora, à esquerda do gol. No fim, aos 33min, Héverton invadiu a área, mas chutou torto, também à esquerda.

Quase no final da partida, a Portuguesa decidiu a vitória. Aos 41min, Rafael Silva ganhou na velocidade dos dois zagueiros e bateu por baixo do goleiro Luiz Carlos. Três minutos depois, Celsinho fez boa jogada pela esquerda e cruzou na área. Rafael Fefo (ex-Corinthians) dividiu com Jean Natal, mas jogou contra o próprio gol, fechando o placar.

Comentários