Especial – Portugal

A Selecção Portuguesa de Futebol é governada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A estréia de Portugal num Mundial da FIFA em 1966, levou a Selecção das Quinas às semi-finais onde viria a ser derrotado pela eventual campeã e anfitriã, a Inglaterra. Portugal terminou o campeonato em 3º lugar e Eusébio foi considerado o melhor jogador do torneio com nove golos. As duas próximas vezes que Portugal qualificou-se para um Mundial foram em 1986 e 2002 sendo eliminado na fase de grupos em ambos.

Em 2003, a Federação Portuguesa de Futebol contratou Luiz Felipe Scolari, quem havia sido campeão com a Selecção Brasileira de Futebol em 2002. Scolari levou Portugal à final do UEFA Euro 2004, onde foram derrotados pela Grécia e também à segunda semi-final das Quinas no Mundial da FIFA 2006. Acabaria por deixar a Selecção após o UEFA Euro 2008 sendo contratado pelo Chelsea.

Carlos Queiroz foi apontado como o novo seleccionador em 2008.

Mundiais e Europeus

Mundial da FIFA 1966

Portugal qualificou-se pela primeira vez para um mundial em 1966 onde bateu o Brasil, a Hungria, e a Bulgária na fase de grupos.

Nos quartos-de-final Portugal defrontou a Coreia do Norte vencendo por 5-3 depois de estar a perder por 3-0. Eusébio foi o grande herói da partida tendo marcado quatro golos.

Na semi-final, Portugal viria a ser derrotado pela anfitriã e eventual campeã, Inglaterra, por 2-1.

No jogo para definir o terceiro lugar, Portugal venceu a União Soviética por 2-1, terminando em 3º Lugar.

Euro 1984

Na qualificação para 7ª edição do europeu, Portugal defrontou a Finlândia, a Polónia e a União Soviética. Com 5 vitórias, Portugal ficou em 1º lugar, 1 ponto à frente da União Soviética, tornando-se nesta a estreia de Portugal num europeu.

A Selecção, juntamente com a Espanha, a Roménia, e a Alemanha Ocidental jogaram o grupo B. Nos primeiros dois jogos, Portugal empatou 0-0 e 1-1 frente à Alemanha Ocidental e Espanha, respectivamente. Uma vitória por 1-0 frente à Roménia ditou a passagem das Quinas às semi-finais, onde Portugal veio a perder frente aos anfitriã, a França por 3-2.

Mundial da FIFA 1986

Portugal voltaria a qualificar-se para um Campeonato do Mundo em 1986 onde não passou da primeira fase depois de uma vitória e duas derrotas. A Selecção começou por vencer a Inglaterra por 1-0 mas depois perdeu os dois últimos encontros frente à Polónia e a Marrocos por 1-0 e 3-1, respectivamente.

Euro 1996

Portugal qualificou-se 10ª edição do Campeonato Europeu, depois de terminar o grupo de qualificação com 23 pontos, 6 mais que a segunda classificada, a Irlanda.

Na fase final do torneio, Portugal empatou 1-1 com a Dinamarca, venceu frente à Turquia por 1-0, e por 3-0 frente à Croácia. Nos quartos-de-final perderam contra a Républica Checa por 1-0 com um golo de Karel Poborský.

Euro 2000

Na 11ª edição do europeu, Portugal qualificou-se como melhor segundo colocado, 1 ponto atrás da Roménia.

Com Fernando Couto como capitão, Portugal venceu a Inglaterra por 3-2, depois de estar perdendo por 2-0, a Roménia por 1-0 com um golo de Costinha nos descontos, e frente à Alemanha por 3-0 com um hat-trick de Sérgio Conceição. Nos quartos-de-final, a Selecção das Quinas venceu a Turquia por 2-0, com 2 golos de Nuno Gomes.

Na semi-final, frente à França, Portugal marcou primeiro e os frances igualaram pouco depois. O jogo terminaria empatado sendo preciso um prolongamento para decidir o vencedor. No prolongamento, Abel Xavier teria defendido a bola com a mão dentro da grande área portuguesa, mas inicialmente o Austríaco Gunter Benko concedeu canto, porém depois de consultar o seu árbitro assistente, concedeu penalty aos franceses. Zinedine Zidane converteu o penálti, batendo Vítor Baía, dando a vitória por 2-1 aos franceses com um golo de ouro. Foram atribuídas suspensões a Xavier, Nuno Gomes e Paulo Bento depois de alegadamente terem agredido o árbitro da partida.

Mundial da FIFA 2002

No Campeonato do Mundo de 2002, na fase final de grupos, a Selecção das Quinas derrotou a Polónia por 4-0 depois de perder contra os EUA por 3-2, e era obrigada a vencer ou empatar a Coréia do Sul para avançar para os oitavos-de-final, mas veio a perder o encontro por 1-0 , terminando em 3º lugar no Grupo D insuficiente para progredir na competição.

Em 2003, a Federação Portuguesa de Futebol contratou Luiz Felipe Scolari.

Euro 2004

No Euro 2004 realizado em Portugal, Portugal qualificou-se automaticamente como sede do campeonato, e no jogo de abertura contra a Grécia perdeu por 2-1. Viria a ganhar os restantes 2 jogos contra a Rússia por 2 - 0 e contra a Espanha por 1-0. Terminando em 1º lugar, avançou para os quartos-de-final onde defrontou o 2º classificado do Grupo B, a Inglaterra, vencendo nas grandes penalidades por 6 - 5 depois do empate 2 - 2 no tempo regulamentar. O guarda-Redes Ricardo foi o herói da partida defendendo uma penalidade sem luvas e logo de seguida convertendo uma, esta dando a vitória às Quinas.

Na semi-final Portugal veio a defrontar outra grande potência do futebol mundial, a Holanda. A Selecção das Quinas colocou-se em vantagem com golos de Cristiano Ronaldo aos 26 minutos e de Maniche aos 58, ficando a passagem à final cada vez mais perto. O apito final do Sueco Anders Frisk, levou o Estádio José de Alvalade ao rubro quando Portugal passou pela primeira vez à final de uma grande competição.

Na final, Portugal veio a defrontar, ninguém mais ninguém menos, a equipa que o tinha derrotado no jogo de abertura, a Grécia. Para a tristeza de muitos, Portugal voltou a ser derrotado, esta vez por 1-0, terminando o Campeonato em 2º lugar.

Foi também, nesta edição do Campeonato Europeu de Futebol, que estrelas do futebol português, como Rui Costa e Fernando Couto terminaram a sua carreira internacional.

Mundial da FIFA 2006

Em 2006, Scolari levou a Selecção das Quinas às semifinais no Campeonato do Mundo de 2006 depois de derrotar as Selecções de Angola, Irão, e México na fase de grupos. Nos oitavos-de-final, Portugal derrotou a Holanda por 1-0 , a Inglaterra nos quartos-de-final por 3-1 nas grandes penalidades após o empate 0 -0 no tempo regulamentar. Portugal cada vez mais perto de chegar à final de um campeonato do mundo pela primeira vez na história da equipe, acabaria por ser derrotada na semi-final pela França por 1-0.

No jogo para definir o 3º classificado, Portugal defrontou a Alemanha, jogo que perdeu por 3 - 1, terminando a competição em 4º lugar.

Luís Figo, jogador mais internacional de sempre pela Selecção, e Pauleta, melhor marcador de sempre, ambos disseram adeus à Selecção no final do campeonato.

Euro 2008

No Euro 2008 realizado conjuntamente na Áustria e Suíça, Portugal venceu os seus dois primeiros jogos na fase de grupos, primeiro contra a Turquia por 2-0, e depois a Républica Checa por 3 - 1, garantindo desde então a passagem aos quartos-de-final. No jogo contra a Suíça, Scolari decidiu usar a equipa de reserva, deixando de fora os habituais titulares, visto que o resultado desta partida era indiferente.

Nos quartos-de-final, Portugal foi derrotado pela Alemanha por 3 - 2, sendo este o último jogo de Scolari ao comando da Selecção das Quinas e também do médio Petit.

Pós Euro 2008

Depois da saída de Scolari do comando da Selecção, Carlos Queiroz foi apontado, em 2008, como novo treinador da Selecção, tendo como principal objectivo levar Portugal ao Campeonato do Mundo de 2010.

Mundial da FIFA 2010

Depois de uma fase de qualificação muito atribulada, com três empates nulos consecutivos, Portugal terminou o grupo A da Zona Europeia na 2ª posição com 19 pontos, um a mais que a Suécia garantido assim o acesso ao play-off. Defrontou a Bósnia e Herzegovina primeiro em Lisboa no Estádio da Luz jogo que venceu por 1-0, e depois em Zenica no Estádio Bilino Polje vencendo por 1-0, qualificando-se assim com um agregado 2-0.

Portugal conquistou assim a sua melhor década de sempre, estando presente em todas as fases finais de um Campeonato Europeu e de um Campeonato Mundial ( Euro 2000, Mundial 2002, Euro 2004, Mundial 2006, Euro 2008 e Mundial 2010).

Na fase de grupos, Portugal foi colocado no grupo, considerado por muitos, como o Grupo da Morte. A Seleção das Quinas vai defrontar o pentacampeão Brazil, uma das melhores equipas Africanas, a Costa do Marfim, e os adversários de 1966, a Coreia do Norte.

Euro 2012

No dia 7 de Fevereiro de 2010, em Warsaw na Polónia, no sorteio da fase de qualificação, Portugal foi colocado num grupo de 5 equipas, onde vai defrontar a Noruega, a Dinamarca, a Islândia, e o Chipre. Esta vai ser a primeira vez em que Portugal e Islândia se vão defrontar.

Campanhas destacadas

  • o jogo de 3º e 4º lugar foi abolido em 1984 passando estas posições a ser definidas pelo progresso durante a prova das duas selecções a disputar a posição, em 2000 como as duas equipas (Portugal e Holanda) fizeram 9 pontos na fase de grupos temos que ver o diferencial dos golos durante toda a prova, e aqui a Holanda com um diferencial de 10 golos leva vantagem em relação a Portugal que tem um diferencial de apenas 6 golos. Para o europeu de 1984 o criterio a usar terá que ser o mesmo.
  • quando ainda não era organizado pela FIFA

** organizado pela FIFA

Jogadores

Jogadores Famosos
As primeiras estrelas
No glorioso Campeonato de 1966 d' "Os Magriços"
Geração 70
Euro 1984 e Campeonato do Mundo de 86
A caminho da Geração d'ouro
Geração d'Ouro
Euro 2004 e Campeonato do Mundo de 2006 - "Os Conquistadores"

Comentários