Fernando Alonso crava a pole para o GP da Alemanha; Felipe Massa larga em 14º

O espanhol Fernando Alonso guia sua Ferrari pelo circuito de Hockenheim

O espanhol Fernando Alonso guia sua Ferrari pelo circuito de Hockenheim

Neste sábado, Fernando Alonso garantiu a pole position para o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1. Com pista molhada, o piloto espanhol cravou 1min40s621 para ficar com o melhor tempo do Q3.

Alonso vai dividir a primeira fila com Sebastian Vettel, que cravou 1min41s026. Mark Webber foi o terceiro mais rápido com 1min41s496, mas sofreu punição de cinco lugares no grid após trocar seu câmbio e vai ceder sua posição para Michael Schumacher.

Os dois pilotos brasileiros pararam no Q2. Felipe Massa vai largar em 14º na corrida, enquanto Bruno Senna vai sair em 15º.

O Grande Prêmio da Alemanha será disputado neste domingo, a partir das 9h (de Brasília).

O treino

Como a sessão de treinos livres da manhã terminou com muita chuva, os pilotos mostraram pressa para entrar na pista no Q1 para aproveitar o solo seco.

Sem sinal de chuva, o alemão Michael Schumacher quase decepcionou seus compatriotas que foram ao circuito de Hockenheim para ver o classificatório. O heptacampeão mundial esteve ameaçado de ficar fora do Q2, mas, com o cronômetro já zerado, garantiu a 17ª e última vaga para a segunda parte do treino, derrubando Jean-Éric Vergne.

Além do francês, os pilotos da Caterham, da Marussia e da Hispania pararam no Q1.

Apesar do início tranquilo de treino, a chuva voltou com força para o Q2. Quanto mais molhada, mais difícil ficou a pista, e os tempos da parcial foram mais de vinte segundos mais lentos do que os do Q1. Com isso, quem não conseguiu uma boa volta logo no início acabou prejudicado.

Foram os casos dos brasileiros Felipe Massa e Bruno Senna, que terminaram o classificatório, respectivamente, na 14ª e na 16ª colocações. O piloto da Williams ainda ganhou uma posição graças a punição imposta a Romain Grosjean e vai largar em 15º.

No Q3, Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Mark Webber brigaram pela pole position até os segundos finais – o australiano, vale lembrar, já sabia que havia recebido uma punição de cinco lugares no grid após trocar o câmbio de sua Red Bull. No entanto, o espanhol levou a melhor e terminou como o mais rápido do classificatório.

UOL Esporte

Comentários