Abertura da Olimpíada terá James Bond, Harry Potter e Revolução Industrial

Uma festa recheada com tradições britânicas, misturando Shakspeare, Beatles, James Bond e até Harry Potter, contando a história da Revolução Industrial, sem tanta sofisticação, mas com muitos efeitos luminosos e fogos. Tudo isso fará parte da cerimônia de abertura da Olimpíada-2012, que terá início às 17h (horário de Brasília - 21h na Inglaterra) desta sexta-feira, em Londres. Apesar da tentativa dos organizadores de guardar segredo, aos poucos os detalhes vão sendo revelados.

A reportagem do ESPN.com.br teve acesso a fotos exclusivas e informações do ensaio geral realizado na última segunda-feira, que contou com a presença de 40 mil pessoas nas arquibancadas do estádio Olímpico, em Stratford. Nesta quarta, a prévia final da cerimônia acontecerá diante de 80 mil convidados, capacidade total do estádio, o que servirá como um teste não só para os participantes da festa no gramado, mas também para funcionários, segurança e sistema de transporte da região.

Cerimônia de abertura da Olimpíada de Londres mostrará a Revolução Industrial na Inglaterra

Cerimônia de abertura da Olimpíada de Londres mostrará a Revolução Industrial na Inglaterra

Cerca de 12 mil voluntários participarão da festa

Cerca de 12 mil voluntários participarão da festa

Comandado pelo diretor Danny Boyle, do filme "Quem quer ser um milionário?", o espetáculo  teve um orçamento de 27 milhões de libras (R$ 85 milhões), contará com a participação de 12 mil voluntários e terá duração aproximada de três horas. Na primeira metade será realizada a parte artística, com danças, coreografias e 85 músicas diferentes. Na segunda fase acontecerá o desfile das delegações dos 204 países, antes da entrada da tocha, acendimento da pira olímpica, discurso de autoridades e o show final do ex-Beatle Paul McCartney, que cantará a música "Hey Jude".

A abertura dos Jogos Olímpicos terá como tema "Ilhas da Magia", inspirada na peça "A Tempestade", de William Shakespeare, que conta a história sobre os sobreviventes de um naufrágio. Tudo terá início com o som das badaladas de um enorme sino de 27 toneladas, anunciado como o maior do mundo e contruído no mesmo lugar que foi feito o Big Ben. Em um cenário montado com uma imensa área verde, será retratada a vida rural na Grã-Bretanha, com diversas pessoas vestidas de camponeses, passando pela Revolução Industrial do século XVIII que transformou o país.

Cenário rural será representado na festa

Cenário rural será representado na festa

Na sequência, será mostrado o estilo dos anos 80, com muito rock and roll, e depois personagens da literatura e do cinema britânico também entrarão em cena. O bruxinho Harry Potter deve lutar contra o temido Lord Voldemort, e Peter Pan e Mary Poppins ainda devem aparecer na festa. Especula-se que o ator Daniel Craig, famoso por ter interpretado o agente secreto James Bond no cinema, gravou uma cena com ninguém menos do que a Rainha Elizabeth II, no Palácio de Buckingham, o que apareceria no telão. Um casal fantasiado de 007 também pularia de um helicóptero e desceria no estádio de paraquedas durante o show. No final, será mostrada a revitalização da Zona Leste de Londres, região da cidade que abriga o Parque Olímpico.

Com as dificuldades de esconder informações até sexta-feira, alguns detalhes não foram treinados no ensaio geral, tendo sido testados apenas diante de um pequeno grupo de pessoas. A grande incógnita que permanece é sobre quem acenderá a pira olímpica. O jogador de futebol David Beckham chegou a ser cotado para a função, mas acabou praticamente descartando a tarefa. A expectativa dos organizadores é reservar pelo menos um pouco de surpresa para a abertura na sexta-feira.

Os três canais ESPN irão transmitir os Jogos Olímpicos de Londres ao vivo a partir do dia 25 de julho, com 72 horas diárias de transmissões esportivas, análises e muita informação. Uma equipe de mais de 60 profissionais, dos canais de TV, ESPN.com.br e Rádio Estadão ESPN, irá trazer todos os dias todos os detalhes e a melhor cobertura da Olimpíada direto da Inglaterra.

Ensaio realizado na última segunda-feira mostrou alguns detalhes da cerimônia de abertura

Ensaio realizado na última segunda-feira mostrou alguns detalhes da cerimônia de abertura

Voluntários vestidos de camponeses vão fazer parte da festa de abertura no estádio Olímpico

Voluntários vestidos de camponeses vão fazer parte da festa de abertura no estádio Olímpico

Último ensaio geral será nesta quarta-feira

Último ensaio geral será realizado nesta quarta-feira no estádio Olímpico

Estádio Olímpico, em Stratford, durante o ensaio da abertura

Estádio Olímpico, em Stratford, durante o ensaio da abertura

ESPN

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário!