Corinthians adota venda casada para o Mundial e cria barreiras para torcedor comum

Carga de ingressos do clube será destinada aos compradores do pacote com a CVC

Carga de ingressos do clube será destinada aos compradores do pacote com a CVC

O torcedor do Corinthians que pretende adquirir ingresso sem utilizar o pacote de viagem oferecido pelo clube corre o risco de não achar bilhetes ou então de ter de assistir ao Mundial de Clubes na torcida “neutra”. Para o torneio no Japão, em dezembro, o clube fechou parceria com a operadora de turismo CVC, que dará prioridade na aquisição de ingressos aos que comprarem os planos oferecidos.

Joel Silva/Folhapress

Para o dia 8 de dezembro, 8 aviões fretados levarão torcedores. Estreia em Toyota é no dia 12. O Corinthians entrará diretamente na semifinal e ainda não tem adversário definido. Campeão europeu, o Chelsea também estreia na semi

A estratégia do Corinthians e CVC pode se configurar em “venda casada”, crime previsto por lei. Funciona basicamente da seguinte maneira: para ter direito a uma determinada compra, o consumidor é induzido a fechar outra aquisição.

Os ingressos que o Corinthians terá direito a comercialização serão destinados exclusivamente aos compradores do pacote firmado com a CVC (com hotel, traslado e, dependendo do plano, com passagens aéreas).

Neste caso, para o torcedor corintiano assistir ao Mundial no espaço destinado ao clube no estádio, é preciso comprar pacote de viagem com a CVC, cujos preços variam de R$ 5 mil a R$ 14 mil. O Corinthians estreia no dia 12 de dezembro, sem adversário definido.

“Quem não comprar ingresso pelo pacote oficial não vai ter acesso à torcida do Corinthians. Vai ter que ficar em outros setores. E quem comprar o pacote de viagem vai ter a prioridade para adquirir o ingresso”, disse uma pessoa responsável pela comercialização.

Se um torcedor, por exemplo, não quiser adquirir todo o pacote oferecido (hospedagem, traslado, etc..), ele só terá como opção comprar o ingresso diretamente com a Fifa, cujo sistema de venda ainda não foi apresentado. A entidade deve iniciar a venda em setembro.

O Procon notificou o Corinthians por venda casada na final da Libertadores contra o Boca Juniors e considera irregular o programa Fiel Torcedor. A instituição informa que a prática adotada pelo clube impede o cidadão de ter o direito a um produto ou serviço, restringindo a venda de ingressos.

Comentários