Bellucci derrota Dimitrov em Gstaad e volta a uma decisão da ATP após dois anos

Campeão em 2009, Thomaz Bellucci está na final do Torneio de Gstaad-2012

Campeão em 2009, Thomaz Bellucci está na final do Torneio de Gstaad-2012

Thomaz Bellucci está em uma final de uma competição de nível ATP após dois anos. Neste sábado, o brasileiro derrotou o búlgaro Grigor Dimitrov por 2 sets a 0, com duplo 7/6 (7-3 e 7-5), e chegou à decisão de Gstaad. Ele tentará o bicampeonato no saibro suíço contra o vencedor do duelo entre o sérvio Janko Tipsarevic e o francês Paul-Henri Mathieu.

Número 60 do mundo, Bellucci não disputa uma decisão desde o Torneio de Santiago, em fevereiro de 2010. Na ocasião, o brasileiro superou o argentino Juan Monaco e conquistou o segundo título de sua carreira. O primeiro foi justamente em Gstaad, há três anos – o alemão Andreas Beck foi a vítima.

    Esta foi a segunda partida entre Bellucci e Dimitrov, que tem 21 anos e é o 61º do ranking, na chave principal de um campeonato da ATP e o segundo triunfo do brasileiro – o primeiro foi no Torneio de Queen’s do ano passado.

    Bellucci começou o jogo deste sábado quebrando o serviço de Dimitrov já no primeiro game, mas o búlgaro devolveu na sequência. Os atletas passaram a sacar bem a partir de então e, com equilíbrio, a disputa foi para o tie break.

    A chuva começou a cair em Gstaad antes do início do desempate e a partida foi paralizada por poucos minutos. A interrupção pareceu afetar Dimitrov, que se tornou presa fácil para Bellucci. com tranquilidade, o brasileiro anotou 7-3.

    O confronto voltou a ser parado no intervalo do primeiro para o segundo set. Após o reinício, quase uma hora depois, o jogo enredo semelhante ao da parcial anterior. Mas desta vez foi Dimitrov quem quebrou o serviço de Bellucci logo de cara, mas com o brasileiro respondendo no quarto game.

    O búlgaro melhorou seu saque e passou também a incomodar o serviço de Bellucci em algumas ocasições, mas a igualdade persistiu e a decisão foi novamente para o tie break. Assim como no primeiro set, o brasileiro conseguiu se impor e marcou 7-5 , fechando a partida em 2 a 0 e assegurando sua vaga na decisão.

    UOL Esporte

    Comentários