Bola da Olimpíada tem perfil da Jabulani, e goleiros da seleção falam em se adaptar

Jabulani foi a bola da última Copa do Mundo; Em Londres, a Adidas utilizará a The Albert

Jabulani foi a bola da última Copa do Mundo; Em Londres, a Adidas utilizará a The Albert

A bola Jabulani ganhou notoriedade na Copa do Mundo de 2010. Talvez, tornou-se a bola mais conhecida no futebol, muito em virtude das críticas que recebeu de jogadores de diversos países. Agora, para a Olimpíada de Londres, a Adidas criou a "The Albert", que apresenta semelhanças com o modelo antigo no design.

Segundo comunicado oficial da multinacional de material esportivo, a Albert dispõe de uma série de painéis triangulares, assim como a polêmica bola do Mundial da África do Sul. No entanto, de acordo com a Adidas, as placas foram coladas termicamente para assegurar uma trajetória mais segura, sem efeitos inesperados, como reclamavam os atletas em 2010.

Os goleiros da seleção brasileira treinam com a Albert no Rio de Janeiro, durante o período de preparação antes da disputa do inédito ouro olímpico. Eles falam em se adaptar e evitam críticas duras.

"A bola é melhor do que a Jabulani, que eu conheço por ter jogado com ela no Mundial Sub-20. Era uma bola mais variável. Essa é melhor. Temos tempo para trabalhar e isso é importante para se adaptar", opinou o terceiro goleiro Gabriel.

Na última sexta, ao deixar o campo, o titular Rafael foi questionado sobre o assunto. “É normal”, sorriu. “Se eu responder que é ruim, você vai escrever uma notícia”, completou.

No sábado, durante entrevista coletiva, o camisa 1 falou de forma oficial. “A bola é diferente, e a gente tem que se adaptar. Cada campeonato tem uma bola diferente, e isso está longe de ser um empecilho”, comentou o santista.

Ainda conforme a Adidas, outra novidade no modelo é o revestimento de tecido, abaixo da primeira camada externa, que envolve a câmara de ar para manter a pressão na bola e evitar a entrada de água.

Na Copa de 2010, a multinacional alemã ficou em uma saia-justa por conta das críticas dos jogadores à Jabulani. "É horrível, horrorosa", disparou o goleiro Julio Cesar. "Parece uma bola de praia", comparou o espanhol Iker Casillas, só para citar dois casos.

UOL Esporte

Comentários