'Pedra no sapato' dificulta, mas Gales bate Fiji e pressiona ainda mais a Inglaterra

Não tem jeito: quando Fiji está do outro lado do campo, nada de jogo fácil para País de Gales. Ok, você pode lembrar da vitória massacrante dos galeses por 66 a 0 na última Copa do Mundo, mas, via de regra, o duelo tem sido muito duro nos últimos anos. E não poderia ser diferente nesta quinta-feira, em um duelo que valia muito também para a anfitriã Inglaterra.

Melhor para Gales que o sofrimento, ao menos, não se transformou em nenhum tropeço. Com um suado 23 a 13, os galeses bateram Fiji e pressionaram ainda mais a Inglaterra na briga por uma das vagas do grupo A nas quartas de final da Copa do Mundo de rugby.

O curioso é que o placar foi bom, mas não tanto para Gales e ruim, mas também não tanto para a Inglaterra. Isso porque os galeses anotaram apenas dois tries e não conseguiram o ponto bônus , e uma combinação nada improvável de resultados pode até colocar os ingleses como líderes do grupo e deixar os vizinhos do Reino Unido de fora.

Para que isso aconteça, porém, segue sendo fundamental uma vitória da Inglaterra sobre a Austrália no próximo sábado. Se isso não acontecer, os ingleses estarão automaticamente eliminados ainda na primeira fase.

Se vencerem, porém, devem golear o Uruguai na rodada final e ficar com a vaga, jogando o problema para as mãos de Gales, que teria que entrar em campo para uma verdadeira final diante da Austrália pela segunda vaga do grupo.

Vale lembrar como funciona a pontuação no rugby. O time vencedor anota quatro pontos e ainda pode conquistar o quinto se anotar quatro ou mais tries na partida. O time perdedor pode fazer até dois pontos: um se perder por sete ou menos pontos de diferença e outro se também anotar quatro ou mais tries. O empate também vale dois pontos.

E vale lembrar ainda que o primeiro critério de desempate é o confronto direto - que faria do duelo entre Gales e Austrália ainda mais uma decisão neste cenário.

Atualmente, ó País de Gales lidera o grupo da morte com 13 pontos em três partidas. A Austrália segue com nove, mas em dois jogos. A Inglaterra, que também entrou em campo apenas duas vezes, tem 6.

ESPN

Comentários