Bloqueios nas ruas mudam rotina de Vancouver

Vancouver respira Jogos Olímpicos de Inverno. Na véspera da cerimônia de abertura, marcada para o próximo dia 12, cada movimento na cidade canadense é controlado. Principalmente o dos carros. Apesar do trânsito aparentemente calmo, diversas ruas já foram bloqueadas.

A ideia dos organizadores do evento é diminuir em pelo menos 30% o número de automóveis que circulam por Vancouver na semana que antecede o início da competição. Para isso, os motoristas estão impedidos de dirigir por alguns viadutos, auto-estradas e ruas, fazendo com que as rotas dentro e fora da cidade sofram uma queda de 20%.

Em compensação, a empresa responsável pelos transportes públicos garante que mais viagens serão feitas no período dos Jogos, que terminam no dia 28 de fevereiro.

No entanto, tais mudanças no trânsito têm prejudicado alguns restaurantes, segundo Iam Wilson, sócio de um bar na Seymour street. "Para mim não atrapalha, porque não dirijo aqui. Mas o bloqueio das ruas estão prejudicando as entregas de alguns restaurantes, que não conseguem chegar aos clientes", diz.

Problemas para uns, solução para outros. Samantha Bednarz, 21 anos, trabalha junto com uma equipe de policiais que faz o bloqueio de uma rua repleta de hotéis e está preparada para encarar o frio na cidade até o encerramento da Olimpíada. "Fico em pé aqui durante dez horas. Então, coloco gorro e luvas para ficar quentinha".

Comentários