Embalado, Internacional muda time contra o Novo Hamburgo

O Inter montou um elenco numeroso e o Campeonato Gaúcho servirá para todos terem uma chance. Os garotos do time B aproveitaram e fizeram boa campanha nas três primeiras partidas. Depois, a equipe A venceu seus dois jogos. Agora na sexta rodada, será a vez dos reservas do elenco principal terem uma oportunidade de entrarem em campo. Eles serão escalados diante do Novo Hamburgo para que não ocorra um desgaste excessivo dos principais jogadores.

A quinta-feira, na Região Metropolitana, será uma oportunidade de ver jogadores recém contratados e de velhos conhecidos também. A partida das 21h50 (de Brasília) será a estreia de Wilson Mathias, volante contratado junto ao Morelia, do México.

A expectativa sobre o que ele renderá é grande. A própria direção do Inter criou uma "aura" sobre o jogador. Antes da chegada do volante, o vice de futebol Fernando Carvalho afirmou que o clube tinha uma contratação espetacular para anunciar. Todos imaginaram que se tratava de um atacante. Porém, Carvalho referia-se a Mathias.

Após cinco anos longe dos gramados brasileiros, o meio-campista ainda não está 100% habituado ao dia a dia porto-alegrense. Misturando palavras em português e espanhol, ele comentou como está sendo o seu retorno e as expectativas para sua primeira partida com a camisa colorada.

"O processo de readaptação no futebol brasileiro é um pouco difícil, mas estou com uma sequência de trabalho muito boa. Espero já na quarta-feira começar a mostrar o meu jogo, para a torcida me conhecer, e retribuir a confiança da diretoria".

Na ala direita Bruno Silva entrará pela primeira vez entre os 11 iniciais. Indicado por Jorge Fossati, o uruguaio, com passagem pela seleção de seu país, chegou com pinta de quem seria dono da posição. Porém, nos treinos, Nei levou vantagem e garantiu a vaga.

No Beira-Rio desde 2007, o zagueiro Sorondo se tornou uma incógnita. Em seus primeiros jogos pelo clube mostrou eficiência. Lesionou. Voltou. Lesionou outra vez. Em seu retorno definitivo em 2009, suas atuações não lembraram as que encantaram. O novo ano é um recomeço para o zagueiro. Um bom desempenho deverá lhe render um lugar na estreia da Libertadores, pois Fabiano Eller, com uma lesão no pé, não deverá ter condições de atuar.

O adversário da noite também terá novidades. Na verdade, são novidades nem tão novas. Gilmar Iser reassume o comando técnico. Substituindo o demitido Leandro Machado, ele está em sua terceira passagem pelo clube.

"Temos que conquistar entre três e quatro pontos nas próximas três partidas", projeta o treinador. O Novo Hamburgo é o vice-líder do Grupo 1, com sete pontos.

A outra novidade será o uniforme. A direção está lançando uma camisa retrô, uma réplica da usada entre os anos 40 e 60, na época em que o clube se chamava Floriano.
Iser começará o trabalho com quatro desfalques, O zagueiro Everaldo e o lateral Wilton Goiano estão suspensos. A dupla de ataque titular, Kepes e Rodrigo Mendes, está lesionada.

Está constrangedora a diferença de qualidade entre os grupos do Campeonato Estadual. Nas últimas duas rodadas, os time da Chave 1 só conseguiram uma vitória. Na soma de pontos, o Grupo 2 goleia por 84 a 30, faltando ainda 72 pontos em disputa no primeiro turno.

A sexta rodada poderá ser de recuperação para as equipes da Chave 1, pois todas atuam em casa. Metade dos clubes desse grupo já trocou de técnico. Caso uma nova derrota ocorra, os comandantes de Avenida, Ypiranga e Juventude também podem perder os seus empregos.

O técnico China irá para a segunda partida no comando do Porto Alegre, que ainda não pontuou na competição. O time possui uma média de três gols sofridos por jogo. O adversário da noite será o Santa Cruz. Caso vença, o Galo pode ingressar na zona de classificação do Grupo 2.

Outro zerado é o Avenida. O oponente do dia será o Pelotas, de Alex Dias e Sandro Sotilli. O time venceu os dois últimas jogos e está em ascensão.
O Inter-SM está em baixa. Tendo somado somente dois pontos e marcado três gols, a direção contratou o técnico Bagé para reverter a situação. Na sua estreia, ele enfrenta o São José, líder do Grupo 1 ao lado de Inter e São Luiz.

Em Erechim, Casemiro Mior tenta permanecer no cargo. Para isso o Ypiranga precisará vencer a Universidade, que derrotou adversários nos últimos dois jogos, mas é lanterna do Grupo 2. Seus seis pontos conquistados dariam uma vaga entre os quatro primeiros da outra chave.

Na Serra Gaúcha, um clássico local. O Esportivo recebe o Veranópolis.

Comentários