Londres lança calendário cultural e incentiva Rio 2016 a fazer melhor

Daniel Ritterband espera que 6 dos 7 milhões de britânicos se envolvam nos eventos esportivos ou culturais. Foto: Bruno Santos/Terra

Daniel Ritterband espera que 6 dos 7 milhões de britânicos se envolvam nos eventos esportivos ou culturais

A cidade de Londres lançou nesta terça-feira o calendário de eventos culturais nomeados de "Verão como nunca outro", que serão realizados antes e durante a edição dos Jogos Olímpicos de 2012. O projeto terá concertos de ópera, festivais musicais, espetáculos de arte e dança, como apresentações do balé nacional inglês, exposição de carros com pinturas estilizadas, e até shows com integrantes dos Carnavais de Rio de Janeiro e Salvador para mostrar um pouco da cultura brasileira.

O programa terá ao todo 250 eventos e, de acordo com o diretor de Marketing da prefeitura de Londres, Daniel Ritterband, tem o objetivo de manter a cidade inteira ligada viva, seja apreciando e torcendo nas competições esportivas da Olimpíada ou aproveitando shows e espetáculos espalhados pela cidade.

Para Ritterband, se 6 dos 7 milhões de londrinos não estiverem interagindo com um dos dois eventos será uma decepção. "Um evento como os Jogos Olímpicos é muito importante para área esportiva, para os atletas e torcedores. Esporte e cultura estão muito ligados. Mas você tem que fazer uma cidade inteira se manter viva neste período e essa é a intenção dos eventos culturais. Espero que possamos mostrar nossa qualidade e fazer o melhor calendário cultural de todos".

Se o diretor de Marketing está ansioso para Londres fazer história culturalmente falando, a diretora do Festival Londres 2012, Ruth Mackenzie, almeja outro objetivo. Para ela é importante essa experiência para difundir a cultura na cidade e para incentivar que o Rio de Janeiro faça em 2016 um evento maior e melhor do que o da capital inglesa.

"Já estamos em conversa com a secretaria estadual da Cultura do Estado do Rio de Janeiro com a prefeitura do Rio para fazer um projeto de cooperação mútua, visando a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos de 2016. Alguns profissionais que trabalham no Carnaval no Brasil virão se apresentar aqui. Eu espero que o Rio faça um trabalho ainda melhor que o nosso, isso me deixaria muito orgulhosa."

Mais de meio de milhão de folhetos serão distribuídos na cidade com a programação do calendário cultural. Além disso, aplicativos para smartphones e tablets sobre o evento foram lançados nesta terça.

Terra

Comentários