Em maratona de quase 4h, Djokovic bate Federer e está na final

Em um jogo muito disputado, decidido apenas no quinto set, o sérvio Novak Djokovic venceu o suíço Roger Federer por 3 sets a 2, com parciais de 5/7, 6/1, 5/7, 6/2 e 7/5, após três horas e 44 minutos de partida, depois de salvar dois match points do adversário, e garantiu seu lugar na final do Aberto dos Estados Unidos.

Seu adversário na decisão será o espanhol e líder do ranking Rafael Nadal, que mais cedo eliminou o russo Mikhail Youzhny.

Com a vitória, Djokovic se vingou da derrota sofrida no ano passado. Em 2009, na mesma semifinal, Federer havia vencido por 3 sets a 0, perdendo o título do torneio para o argentino Juan Martín del Potro.

O primeiro set da partida foi equilibrado. No sexto game, Djokovic conseguiu a quebra, mas não manteve a vantagem, ao perder o serviço no game seguinte, e Federer empatou a partida em 4 a 4. Após confirmações de saque, Federer quebrou o sérvio de zero e sacou para a vitória com 6/5 em 51 minutos de partida.

No segundo set, no entanto, Federer sofreu um apagão, enquanto Djokovic jogou o seu melhor tênis. Com longas trocas de bola e idas à rede bem sucedidas, o sérvio abriu 3/0 na parcial e administrou bem a vantagem. Conseguindo quebrar o saque do suíço mais uma vez, Djokovic igualou a partida com 6/1.

Voltando do intervalo, mais um set equilibrado, com os dois tenistas devolvendo bem os saques e confirmando os serviços. No entanto, Djokovic não aguentou a pressão e perdeu a parcial e o set para Federer, que fez 7/5. No quarto set, o sérvio esteve firme no fundo de quadra, apostando nas bolas de direita de devolução.

No terceiro game, com sucessivos erros de Federer, Djokovic quebrou o saque do suíço e confirmou o saque com tranquilidade e abriu 4/1. O sérvio administrou a vantagem e fechou a parcial em 6/2.

No último e decisivo set, mais um começo equilibrado. Apesar de ter feito 12 aces na partida, Federer enfrentou dificuldades para confirmar o serviço no sétimo game, errando muito mais que o adversário. Mas o número dois do mundo voltou para o jogo e pressionou Djokovic no décimo game, liderando 5/4. O sérvio, no entanto, salvou dois match points e igualou a partida, 5/5. E, neste momento, a confiança de Djokovic fez a diferença.

Iguais, Djokovic devolveu o saque de Federer com firmeza no fundo de quadra, abusando das forehands e indo atrás de cada bola. O suíço errou mais (66 erros não forçados na partida) e acabou cedendo o break point, prontamente convertido pelo número três do mundo - que, depois desta partida, subirá uma posição, voltando ao segundo lugar do ranking.

Sacando para o jogo, Djokovic saiu de um desconfortável 0-30 e ainda salvou um break point do suíço, que devolveu um voleio em cima do sérvio, que fez a passada com tranquilidade. No match point, os dois tenistas fizeram uma longa troca de bolas, até que o sérvio conseguiu a bola vencedora para vencer Federer pela primeira vez em Flushing Meadows e chegar à sua segunda final no torneio (perdeu em 2007 justamente para Federer).

Comentários