Fla-Flu em ritmo de reação abre série de clássicos no Engenhão

Muricy se diverte durante treino. Foto: Wallace Teixeira/ Photocamera/Divulgação

Técnico do time tricolor, Muricy Ramalho (esq) diz que sua equipe tem que se reencontrar na Série A

Com o fechamento do Maracanã por conta de obras para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o novo palco dos clássicos no Rio de Janeiro será o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. Antes acostumado apenas a confrontos envolvendo o Botafogo, o estádio vai receber o duelo entre Flamengo e Fluminense, neste domingo, às 18h30, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

A palavra de ordem para este clássico é reação. Isso porque as duas equipes precisam de triunfos para se recuperarem na competição. Com 41 pontos conquistados, o Fluminense tenta voltar à liderança do torneio, que passou a ser do Corinthians com a vitória do último sábado sobre o Grêmio Prudente. Já o Flamengo até vem de triunfo (2 a 1 sobre o mesmo Prudente), mas, com 26 pontos, precisa de muitas outras vitórias para ter tranquilidade, uma vez que ainda existe proximidade com a zona de rebaixamento.

O técnico do time rubro-negro, Silas, sabe da importância do resultado positivo contra o Fluminense para que a reação iniciada diante do Grêmio Prudente não seja interrompida. "A vitória em Prudente foi importante porque nos tirou um peso das costas, mas sabemos que ainda precisamos de outros bons resultados para termos mais tranquilidade. Temos que jogar de igual para igual com o Fluminense e conquistarmos uma vitória", disse Silas. A importância do jogo em termos de reabilitação para o Fluminense também é valorizada pelo comandante do clube tricolor, Muricy Ramalho.

"Nós sabemos que o resultado do meio de semana foi muito ruim, mas temos que pensar apenas em conquistarmos uma vitória neste clássico, apesar das dificuldades de se enfrentar o Flamengo. Precisamos reencontrar o rumo dentro da competição", disse Muricy.

Se os dois treinadores concordam que o clássico deste domingo tem reação como palavra de ordem, os jogadores entendem que vencer um duelo cercado de rivalidade pode mudar os rumos dos clubes.

"Nós estamos vindo de dois resultados negativos e não esperávamos as derrotas para Atlético-GO e Corinthians. Mas sabemos também que podemos vencer o Flamengo e que, ganhando um clássico, o embalo é retomado. É o típico jogo em que um triunfo muda todo o ambiente", disse o atacante Washington, que já soma dez gols no Campeonato Brasileiro.

Pensamento parecido tem o goleiro do Flamengo Marcelo Lomba. "Um clássico como é o Fla-Flu sempre é muito disputado, mas oferece aos times a possibilidade de conquistarem uma vitória que pode mudar os planos dentro de uma competição. Ganhar esse tipo de jogo faz aumentar a confiança e torna o ambiente muito melhor. Vencemos o Grêmio Prudente e agora queremos uma sequência positiva", disse o goleiro.

Em relação aos times que vão a campo, o Flamengo conta com reforços. O lateral esquerdo Juan, que vinha sofrendo com uma lesão no tornozelo direito, e o volante Willians, recuperado de lesão na coxa direita, reaparecem, pois foram liberados pelo departamento médico. O primeiro entra na vaga de Rodrigo Alvim, enquanto o segundo ocupa o lugar de Kléberson.

Já no Fluminense os atletas entregues ao departamento médico continuam os mesmos. Os atacantes Emerson, com estiramento na parte posterior da coxa esquerda, e Fred, com nova lesão na panturrilha esquerda, e os volantes Diguinho, se recuperando de entorse no tornozelo esquerdo, e Diogo, com lesão na virilha esquerda, seguem vetados. Junta-se à lista de desfalques o volante colombiano Valencia, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Corinthians e terá que cumprir suspensão. O jogador tinha um cartão pelo Atlético-PR e recebeu dois pelo time tricolor. Muricy faz mistério sobre o substituto. Belletti é o mais cotado, porém não está descartada a entrada de Rodriguinho, com Washington ganhando um companheiro de frente, tornando a equipe mais ofensiva.

No primeiro turno, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1. Como curiosidade, o gol do time rubro-negro foi marcado pelo goleiro Bruno, hoje preso. Rodriguinho e Conca asseguraram o triunfo do clube tricolor.

Comentários